Atividades lúdicas e interativas marcaram a semana dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Oswaldo Camargo, localizado no bairro do Rio Vermelho, dentro da campanha Setembro Amarelo. Na sexta-feira (20) houve o encerramento das ações com uma caminhada, que saiu da unidade em direção à Praia da Paciência.
Desde a última segunda-feira (16), os profissionais iniciaram uma gincana com diversas ações complementares ao tratamento dos pacientes. Dentre as atividades estiveram oficina de expressão e arte, desafios cognitivos, oficina de autocuidado, música e canto, grupo de contato com as emoções e os sentimentos, cantigas de roda da infância, apresentação de um noticiário, oficina de cinema e a caminhada, que contou com alongamentos e meditação.
Experiências e vivências – A educadora física e criadora da iniciativa, Cristiane Santana, explica a proposta da ação. “O nosso objetivo é promover a integração deles, melhorar a convivência, o senso do coletivo e conseguir que eles interajam, trabalhem juntos e possam ter um melhor convívio social, entendendo a importância desses momentos”, pontuou.
A coordenadora técnica da unidade, Renata Carvalho, destaca a importância de trazer atividades diferentes para os pacientes. “Acredito na potencialidade de espaços coletivos. Compartilhar experiências, vivências e inspirar uns aos outros pode proporcionar recursos para lidar com momentos de maior desorganização psíquica. Foi incrível acompanhar toda essa semana e ir a cada dia descobrindo e reconhecendo, junto com os usuários, tantas habilidades e talentos”, observou a coordenadora.
Setembro Amarelo – O Setembro Amarelo é o mês de conscientização sobre a importância da saúde mental. Em Salvador, a mobilização é marcada por uma vasta programação realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em unidades e equipamentos municipais. Participam das ações usuários, familiares e também os profissionais que atuam na rede de Atenção Primária. As atividades seguem até o fim deste mês, em diversas unidades da rede municipal de saúde.
Dia 24/9 (terça-feira) – Caps II Águas Claras
Atividade: “Sarau e Coral das alunas do Colégio Edvaldo Brandão”, com o objetivo de integrar os usuários do serviço e familiares com a comunidade, e oferecer acesso à cultura e entretenimento, promovendo saúde mental como fator protetivo de prevenção ao suicídio.
Dia 26/9 (quinta-feira) pela manhã – CSM Oswaldo Camargo (Rio Vermelho)
Atividade: “De olho nos sintomas”, com roda de conversa, escuta dos usuários e abordagem sobre sinais suicidas, além de construção de um painel pelos assistidos da unidade.
Dia 26/9 (quinta-feira), às 9h: Caps II Eduardo Saback (Pernambués)
Atividade: Sarau artístico “A vida é boa com você”, que visa reafirmar as conexões afetivas e sociais como elementos de fortalecimento e reabilitação psicossocial. Nessa data, serão realizadas ações artísticas e expressivas como estratégia de autocuidado para usuários, familiares e comunidade.
Dia 26/9 (quinta-feira), às 9h: Caps I Meira Lessa (Piatã)
Atividade: Caminhada pela vida com usuários da unidade e familiares, no trecho de orla entre Jaguaribe e Piatã, para promover a conscientização e o apoio em relação às questões de saúde mental e prevenção ao suicídio. Busca também celebrar a vida, conscientizar sobre a Saúde Mental, reduzir o estigma, oferecer apoio e solidariedade, promover recursos e prevenção.
Dia 26/9 (quinta-feira) – Caps II Liberdade
Atividade: “Roda de conversa” com usuários e familiares para trabalhar a temática da prevenção ao suicídio junto com a equipe de psicólogos através de uma oficina verbal.
Dia 27/9 (sexta-feira) – Caps II Adilson Sampaio (Caminho de Areia)
Atividade: “O que é um Caps?”, realização de atividades dinâmicas sobre o que é e para quem se destinam os Caps e quando buscar ajuda para o equilíbrio da saúde mental, voltadas para todo o público presente nas UBS e USFs do Distrito Sanitário Itapagipe, e nas salas de espera do Caps para os usuários.
Dia 27/9 (sexta-feira), às 8h – CSM Aristides Novis (Engenho Velho de Brotas)
Atividade: “Sarau Setembro Amarelo”, com apresentação de manifestações artísticas e culturais por usuários, profissionais e convidados da unidade, com o tema principal Valorização da Vida, para usuários do serviço, profissionais e convidados.
Dia 27/9 (sexta-feira), às 9h – Caps AD Pernambués
Atividade: “Sextouuuuuu” – Karaokê itinerante a ser realizado no CSM Aristides Novis em alusão ao Setembro Amarelo, que será realizado pelo Caps Ad Pernambués e CSM Aristides Novis, para possibilitar momento de reflexão sobre a vida, através da música.
Durante todo o mês – Caps II Garcia/Ufba
– Segunda, quarta, quinta e sexta (manhã/tarde): Ação de intensificação da informação sobre prevenção ao suicídio nos grupos e oficinas da unidade junto aos usuários, familiares e profissionais.
– Durante o mês: Qualificação dos profissionais da unidade acerca do manejo na crise suicida e temas afins.
-Durante o mês: Distribuição de panfletos e cartazes informativos para usuários e familiares.]
Segunda quinzena do mês – Caps IA Liberdade
Atividade: “Cinema Amarelo” – Sessão de cinema com usuários e familiares (momentos diferenciados entre ambos os grupos) com proposta de discussão sobre a temática da promoção da saúde mental e do autocuidado.
Semanalmente – Caps II Águas Claras
Atividade: abordagem do tema nos Grupos de Referência para trazer o tema de valorização da vida, através de dinâmicas de grupo, aos usuários e familiares do serviço.