Neste sábado, 2 de setembro, a Paróquia Santo Antônio Além do Carmo acolherá o novo pároco, padre Jailson de Jesus, que sucederá o padre Ronaldo Marques Magalhães, falecido no dia 9 de julho deste ano. A Santa Missa com o rito de posse terá início às 18h, na Matriz (Largo de Santo Antônio Além do Carmo, Salvador), sob a presidência do Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
De acordo com o padre Jailson, embora os desafios pastorais sejam muitos, o desejo de colaborar com o pastoreio desta porção do povo de Deus é imenso. “É uma grande responsabilidade substituir o padre Ronaldo, por sua história naquele bairro; foram 20 anos na paróquia. Mas, a minha sensação é de alegria, é uma nova missão, uma nova paróquia. Eu já conheço muitas pessoas da comunidade, pois, desde a Quaresma, quando o padre Ronaldo já estava doente, eu o estava ajudando nas celebrações e nas missas. Agora que veio essa confirmação do nosso Cardeal, eu só posso agradecer a ele por essa confiança que deposita em minhas mãos e me alegro bastante com esse momento”, afirma o sacerdote.
Padre Jailson destaca, ainda, que são muitas as expectativas quanto à caminhada de uma Igreja que dialoga com os campos cultural e artístico. “Primeiramente, é uma grande responsabilidade, porque a Paróquia Santo Antônio Além do Carmo é a primeira Igreja dedicada a Santo Antônio na Bahia e no Brasil, mas também é a Igreja de devoção a este santo mais importante do estado. Então, é uma grande responsabilidade zelar por esta devoção, mas também pelo patrimônio histórico e cultural, além de manter esse diálogo com a classe artística, com os moradores e cooperar com a revitalização do próprio bairro”, avalia.
Na Santa Missa com o rito de posse, o padre Jailson receberá as chaves da Igreja e do sacrário, o óleo dos catecúmenos e a estola roxa, simbolizando os sacramentos que serão concedidos aos fiéis, por meio da graça de Deus. “A Missa terá início com leitura da provisão, ou seja, aquele documento que o Arcebispo escreve dando ao padre o pastoreio da paróquia. Em seguida, receberei o evangeliário e proclamarei o Evangelho, pois é o pároco o responsável por pregar a Palavra de Deus na paróquia. Também receberei a estola roxa, pois o sacerdote tem o dever de administrar o sacramento da penitência. Receberei, ainda, as chaves da Igreja e do sacrário das mãos do Arcebispo, e veja como isso é simbólico: é o Arcebispo quem entrega as chaves ao pároco. Também farei a profissão de fé nas verdades católicas e o compromisso de fidelidade e de obediência ao Arcebispo da Arquidiocese”, explica.
Padre Jailson reforça que “antes de mais nada, é preciso entender que a paróquia é do Arcebispo, sendo o sacerdote um cooperador. Então, a paróquia pertence ao Arcebispo, que é o primeiro responsável pela Arquidiocese e por todas as paróquias. Nenhum padre chega e toma posse por si; antes, ele é escolhido, nomeado, mas precisa haver um rito de posse no qual o bispo, publicamente, dentro de uma Missa, diante dos fiéis, mostra para as pessoas que ele dá autoridade àquele pároco, as condições para estar no pastoreio daquela paróquia em seu nome”, diz.
*SERVIÇO:**QUEM:* Arquidiocese de Salvador*O QUÊ:* Posse do novo pároco da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo*QUANDO:* 2 de setembro de 2023, às 18h*ONDE:* Matriz da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo (Largo de Santo Antônio Além do Carmo, Salvador)