Fevereiro chegou e, com ele, a contagem regressiva para o Carnaval. Mas, para curtir a folia de forma segura, que já está em aquecimento com as prévias carnavalescas, é preciso ter atenção redobrada com produtos e acessórios que podem ser verdadeiros vilões para os olhos neste período. De acordo com oftalmologistas da Rede Integrada Opty na Bahia, a visão fica ainda mais vulnerável e, por isso, é fundamental ficar atento aos confetes, serpentinas e spray de espuma, uso excessivo de glitter, maquiagem, cílios postiços e pomadas modeladoras de tranças e penteados. Confira as dicas dos especialistas para você curtir a festa segura e de forma saudável.
Spray de espuma, confetes e serpentinas
Esses três elementos, ao entrarem em contato com os olhos, podem causar lesões, de acordo com a oftalmologista Dra. Camila Koch, do Instituto de Olhos Freitas, unidade de saúde que integra a Opty. “Quando isso acontece, temos o impulso de coçar os olhos, mas esse ato pode provocar ou agravar uma lesão/inflamação na córnea, que é a camada transparente que protege os nossos olhos. Outros sintomas também podem surgir, como vermelhidão ocular, ardência e vista embaçada. A dica é evitar o contato com esses itens. Mas, se for inevitável, a recomendação é fechar os olhos e jamais coçá-los com as mãos sujas. Em caso de acidente, lave os olhos imediatamente em água corrente ou com soro fisiológico, e não esfregue a região. Se o incômodo persistir, é importante consultar um oftalmologista”, aconselha.
Maquiagens, glitter e cílios postiços
A médica Carla Cordeiro Vita, oftalmologista do DayHORC – outra unidade da Opty em Salvador, alerta que, antes de usar qualquer produto dessa natureza, é importante verificar se estão dentro do prazo de validade e se são de procedência conhecida. Afinal, as falsificações estão cada vez mais sofisticadas e pagar mais barato por algo que pode provocar alergias e infeccionar os olhos não vale a pena.
Escolhida a maquiagem, a oftalmologista reforça que o uso de todos os itens é individual. “Ao compartilhar produtos e objetos que entram em contato com os olhos, como pincéis e máscaras de cílios, se alguém estiver com alguma infecção ocular, seja por vírus ou bactéria, por exemplo, todo o grupo que usar a maquiagem poderá se contaminar”, explica Carla Cordeiro Vita.
As sombras brilhantes e as produções com glitter são as preferidas na folia, mas inspiram cuidados, segundo a oftalmologista. O glitter convencional é composto por pedacinhos de plástico, que têm potencial para arranhar a córnea. “São partículas muito pequenas que, em contato com os olhos, podem causar alguma irritação, alergia ou lesionar os olhos. O mesmo pode ocorrer com as chamadas pinturas artísticas, que se estendem por todo o rosto. Devemos lembrar que, sob o sol e com o suor, produtos e substâncias podem escorrer. Por isso, o recomendado é não pintar a região dos olhos”, ressalta Carla Cordeiro Vita.
A especialista também chama a atenção para o uso de cílios postiços, que, nesta época do ano, ganham cores e ficam ainda maiores. “As alergias e os problemas normalmente são causados pela cola. Por isso, preste máxima atenção para não utilizar a conhecida supercola, que provoca, dentre os danos, a perda dos cílios naturais. Então, é melhor curtir o Carnaval sem o artefato”, orienta.
A médica ainda dá uma advertência para quem usa lentes de contato. “O ideal é usar lente de contato prescrita por um oftalmologista. Assim, o folião fica menos vulnerável a possíveis problemas oculares. Vale lembrar ainda que, em caso de qualquer intercorrência, o DayHORC possui um Pronto Atendimento no Hospital da Bahia com funcionamento 24 horas, inclusive aos domingos e feriados”, conclui Carla Cordeiro Vita.
Pomadas modeladoras
Frederico Faiçal, oftalmologista da Oftalmoclin, também da Opty, explica que as pomadas modeladoras de tranças e penteados também podem ser vilãs no Carnaval. Isso porque muitas delas possuem uma substância em sua composição – propilenoglicol – que pode provocar incômodos oculares e até mesmo cegueira temporária. “Usada geralmente em excesso, a pomada tende a entrar em contato com os olhos quando escorre, seja por conta do suor, da chuva ou do vapor do banho. Na prática, ela provoca uma ceratite química, que leva à inflamação da córnea. Os sintomas costumam ser dor intensa, ardência, sensibilidade à luz e embaçamento visual”, relata.
A recomendação do oftalmologista é não fazer uso dessas pomadas, mas caso seja inevitável, é imprescindível fazer uso somente dos produtos liberados pela Anvisa. Cabe ainda lembrar que, caso qualquer incidente ocular aconteça, é importante buscar atendimento oftalmológico imediato para tratamento.
Higiene sempre
Por fim, Murilo Barreto – oftalmologista da Oftalmodiagnose, que também integra a Opty, conta que manter os cuidados e uma boa higiene dos olhos é fundamental. Portanto, a recomendação é não deixar o cansaço falar mais alto. “É muito comum o folião não retirar as lentes de contato e a maquiagem por preguiça. Mas, o ritual diário de limpeza precisa ser mantido. Ou seja, lave bem as mãos antes de manusear as lentes de contato. Uma sugestão é optar por lentes de descarte diário. Da mesma forma, a limpeza da maquiagem com demaquilante é necessária para retirar qualquer resquício de produto e evitar irritações nos olhos”, reforça.
O oftalmologista esclarece ainda que, em vários blocos de rua, a folia acontece durante horários com alta incidência de raios ultravioletas. Em função disso, além do protetor solar, é fundamental utilizar óculos escuros (de boa qualidade e com garantia que apresentam proteção UVA e UVB), boné ou chapéu para resguardar os olhos dos raios solares, capazes de causar queimaduras iguais às observadas na pele.
Sobre a Rede Integrada Opty
Fundada em 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas tendo como investidor os fundos geridos pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. A rede aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas e concentra seu foco no exercício da medicina.
A rede consolida mais de 25 marcas e aproximadamente 85 unidades. Além das marcas próprias HOBrasil (BA, DF, RJ e SP) e Centro Oftalmológico Dr. Vis (RJ, SP, SC e BA), fazem parte dos associados: o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), Hospital de Olhos INOB (DF), Hospital de Olhos do Gama (DF), Visão Hospital dos Olhos (DF), Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), Instituto de Olhos Villas (BA), Oftalmoclin (BA), OftalmoDiagnose (BA), Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), Sadalla.Smart (SC), HCLOE (SP), Visclin Oftalmologia (SP), Eye Center Oftalmologia (RJ), COSC (RJ), Oftalmax Hospital de Olhos (PE), UPO Oftalmologia – Unidade Paulista de Oftalmologia (SP), HMO – Hospital Medicina dos Olhos (SP), Instituto da Visão São José dos Campos (SP), Visão Center (PE), Íris Oftalmo (PE), SEOPE (PE) e CEOP – Centro de Olhos do Pará (PA). Visite: www.opty.com.br