Ortopedista especialista em coluna, Dr. Djalma Amorim, explica como o uso inadequado do salto alto pode acarretar problemas para as mulheres na folia
Muitas vezes, até na hora de aproveitar o Carnaval algumas pessoas não abrem mão do salto alto. Seja agulha ou plataforma, não dá para negar que o calçado, que garante uns centímetros a mais, é encarado como sinônimo de beleza e elegância. Entretanto, é preciso ficar de olho para que este acessório não cause danos à saúde, pois saltos altos reduzem a base de fixação no chão e podem comprometer a firmeza e estabilidade de quem usa.
“Muitas mulheres optam por usar aquele salto de 15 cm em que se tem um apoio menor no solo, o que causa uma mudança na curvatura fisiológica da coluna e pode ocasionar dores na região, lombalgias, devido à mudança de eixo. Além disso, ao estar muito fora do chão, essa desproporção na altura aumenta o risco de lesões por torção e, consequentemente, uma probabilidade maior de fratura no tornozelo”, explica o ortopedista especialista em coluna e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Djalma Amorim Jr..
Ainda de acordo com o especialista, o calçado ideal para o Carnaval é o tênis, de preferência, um que já esteja adaptado ao seu pé e que seja leve e confortável. Mas ainda assim, caso você queira conciliar o salto alto com a saúde no Carnaval e no restante do ano, o recomendável é usá-lo com moderação. Além disso, é importante seguir alguns cuidados:
● Dê pausas em pequenos períodos durante o uso do salto alto para descansar os pés e evitar sobrecarga;
● Ao escolher o salto que mais te agrada, calce-o e ande dentro da loja para sentir como ele realmente fica no seu pé;
● Escolha saltos mais grossos, desse modo, você vai ter mais estabilidade e facilidade para se equilibrar;
● Tente se acostumar com seu salto antes de usá-lo em ocasiões como o Carnaval. Utilize-o dentro de casa para se acostumar e ter mais facilidade durante o uso;
● As palmilhas podem ser grandes aliadas no alívio das dores. Isso porque além de ajustar o tamanho do calçado, elas também ajudam a dar mais conforto para os seus pés, já que diminuem as pressões exercidas nele.
● Em caso de lesões na rua, a primeira coisa é tirar o pé do chão, ou seja, tirar a carga, e procurar atendimento em uma emergência ortopédica para avaliar se há alguma lesão ligamentar ou fratura.
Se após o Carnaval o desconforto na coluna persistir, consulte um médico. O ortopedista especialista em coluna, Djalma Amorim Jr., atende na Clínica CICV, Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica Ortoped e Hospital Português.