Fevereiro chegou, mas dessa vez, a tradicional festa de rua do mês vai ter que esperar um pouco mais pra começar. Neste momento especial, onde todo o cuidado é necessário com a saúde, a folia se restringirá à casa e à família. Porém, se o carnaval não pode ir à avenida este ano, ele será homenageado no Shopping da Bahia. Ponto de grande referência na venda de abadás e camarotes da cidade há muitos anos, a Praça de Verão 2021 celebrará o mês com uma exposição que traz os elementos marcantes da folia.
Entre os dias 05 a 28 de fevereiro, o espaço contará com dois espaços contemplando os principais circuitos de carnaval: Dodô (Barra/Ondina); Osmar (Campo Grande); e Batatinha (Pelourinho). Todos contando com acervo da Central do Carnaval, empresa com alta participação na comercialização de produtos da festa, e da curadoria de Pedrinho da Rocha, publicitário e designer que concebeu o abadá, a vestimenta que se tornou um dos símbolos da folia soteropolitana.
Os espaços poderão ser visitados de forma gratuita durante o horário de funcionamento do shopping, e foram montados em área ampla, com distância entre os itens expostos, para que o folião possa visitar todo o acervo, com segurança.
A Praça NR2, área dos circuitos Dodô e Osmar, será composta pela réplica da famosa Fubica, primeiro trio elétrico a circular pelo carnaval baiano, criado em 1950 pelos irmãos Adolfo Nascimento e Osmar Macedo, além de figurinos de artistas como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Márcio Vitor, Leo Santana, Durval Lelys, Claudia Leite, Aline Rosa e do bloco Filhos de Gandhy.
Na Alameda Luís Gama, que relembrará o Circuito Batatinha, a exposição traz 40 abadás do acervo de Pedrinho da Rocha, de várias épocas e estilos, sendo possível acompanhar toda a evolução da vestimenta nas últimas décadas.
O designer baiano que participa da festa desde 1977, além de carregar em seu currículo, grandes decorações para trios elétricos, palcos e fantasias, foi também o criador do abadá, que hoje é característico do carnaval baiano, e das micaretas que exportaram a festa nascida em Salvador.
“Fazer essa exposição no Shopping da Bahia pra mim é sempre algo muito bacana porque além de relembrar a história pra nossa geração, guarda e mostra um pouco dela para as gerações futuras, o que é algo realmente fantástico”, explica Pedrinho que completa: “Espero que as pessoas que celebraram esses carnavais revivam também as emoções proporcionadas lá”.
A próxima folia
Guardando boas expectativas para o próximo ano, é evidente que o folião já se prepara para um retorno do carnaval no próximo ano. Por isso, na Praça NR2 estará o Circuito Osmar – o mais antigo e tradicional circuito da festa em Salvador – lembrado com um tradicional espaço similar à Praça de Verão dos últimos anos, com um balcão de vendas de abadás e camarotes para o carnaval de 2022. A Central do Carnaval, a San Folia, o Camarote Salvador e o Camarote VilaMix terão stands com equipe especializada para dar informações para quem desejar se preparar para a folia do ano que vêm.
Contando com a parceria de mais de uma década com a Central do Carnaval, o local comercializará um abadá comemorativo para os fãs e colecionadores feito especialmente pelo bloco Camaleão. “Sabemos que tem fãs que colecionam, guardam os abadás de todos os anos e não queríamos que o ano de 2021 ficasse ausente”, explica Joaquim Nery, diretor da Central do Carnaval. O empresário completa que para o Bloco Camaleão, um dos mais tradicionais e disputados do carnaval, quem garantir sua participação para a festa em 2022, ganhará o abadá 2021 de brinde.
“Sabemos que o momento é delicado, e precisamos cuidar um dos outros. E sabemos também que essa época é especial no coração dos baianos. Mas enquanto não podemos celebrar esse momento todos juntos, pulando atrás de um trio, vamos matar a saudade homenageando a história dessa grande festa, que tanto amamos e nos orgulhamos por ser o maior carnaval de rua do mundo, enchendo o coração de esperança para as próximas edições. Afinal, com saúde, teremos ainda muitos carnavais para festejar.”, destacou Mayara Diniz, gerente de marketing do Shopping da Bahia.