O carnaval 2017 de Salvador terá 46 portais de segurança com câmeras para controlar a entrada de objetos de risco nos locais de realização da festa. Além disso, os policiais que farão a segurança da folia contarão com uma espécie de “simulador de ocorrências”, um software que indica aparatos necessários para sanar algum tipo de incidente que ocorra durante a festa.
As novidades na segurança do carnaval foram anunciadas em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (14) pelo governo da Bahia, que disse que serão aplicados na segurança da festa mais de R$ 43,5 milhões em pessoal, tecnologia e infraestrutura.
Todos os acessos aos circuitos da folia serão monitorados em tempo real por profissionais do Centro de Operações e Inteligência, instalado no bairro Dois de Julho.
Os 46 portais de abordagem são instalados nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) e terão detectores de metal. As câmeras serão acopladas nos equipamentos, o que permite que os policias acompanhem as entradas e saídas da folia.
O simulador de ocorrências traça o diagnóstico do que deve ser promovido de imediato pela segurança pública nos casos de ocorrências em locais com multidões. No total, mais de 25 mil profissionais entre policiais civis, militares, técnicos e bombeiros militares vão atuar na festa, que acontece na capital e em mais 31 municípios do estado.
A atuação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem início já nos eventos pré-carnavalescos, com o reforço do policiamento no Habeas Copos, que acontece no dia 17, e segue nos dias 18 e 19, com o Furdunço e o Fuzuê. Os shows previstos para o dia 21 também terão a presença das forças policiais, segundo o governo, após a garantia do custeio dos efetivos por parte dos organizadores da festa, como anunicou a prefeitura.
O governo informou que a segurança também será reforçada nos carnavais de bairro, que acontecem em Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima, Nordeste de Amaralina e Pituba.
Programações
Durante a coletiva nesta terça, o governo também divulgou as atrações que vão desfilar sem cordas nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande) do Carnaval de Salvador e a programação da festa no Pelourinho (Circuito Batatinha).
Entres os artistas que se apresentam em trios sem cordas estão Ivete Sangalo e Léo Santana, que abrem a folia para os foliões pipioca na quinta-feira (23), além de Anitta, Claudia Leitte, Saulo, É o Tchan, entre outros.
Já no Pelourinho, haverá um encontro entre o cantor Gilberto Gil e o poeta e músico Capinam. A festa no Pelô tem início na sexta-feira (24) e segue até a terça (28). Também se apresentam no Pelourinho atrações como Márcia Short, Márcia Castro, Paulinho Boca de Cantor, Magary Lord, Larissa Luz, B Negão, Bailinho de Quinta, Grônimo, As Ganhadeiras de Itapuã Grupo Canela Fina, IFÁ, entre outros.
Segundo o governador da Bahia, Rui Costa, as atrações foram viabilizadas por meio de articulações com empresas privadas. “São pouco mais de R$ 4 milhões que o estado articulou para o pagamento destes artistas”, disse, durante a coletiva.
G1