Modelos de negócio saudáveis garantem benefícios a clientes e colaboradores.
Recepções duras, rostos mal-humorados e diálogos impacientes são retratos comuns na prestação de serviços no Brasil. O descaso com a clientela leva ao abandono de 70% dos negócios por questões de atendimento, atenção e falta de contato, conforme levantamento da Forum Corporation.
A ausência de empatia ao ofertar serviços desacredita relações e desgasta vínculos com clientes, acarretando em uma imagem negativa das empresas no mercado.
Em contraste às situações corriqueiras de mau atendimento no Brasil, empreendimentos singulares como Cemitérios Parque, local onde o luto é ressignificado, acolhem e fidelizam clientes através de ambientes harmônicos e empáticos, diretrizes essenciais para modelos de negócio saudáveis.
Exemplo notório na capital baiana, o Cemitério Parque Bosque da Paz apoia-se em dois princípios fundamentais no atendimento aos clientes: empatia e acolhimento. Para Luana Machado, encarregada dos Recursos Humanos do Bosque da Paz, os benefícios para empresa e clientes são mútuos.
“Olhando pelo viés dos clientes, podemos elencar os agradecimentos pelo ótimo atendimento prestado, atenção devida e acolhimento em um dos momentos mais difíceis na vida, o luto. Quanto ao Bosque, percebemos benefícios no comportamento dos colegas de trabalho, com diálogos e posturas mais saudáveis, cordiais e entendedoras das situações que nossos clientes passam”, explica a profissional.
O Bosque da Paz destaca-se pela disposição de um setor exclusivo para apoio e suporte necessários aos clientes, o Acolhimento. Construindo pontes para um contato humano cada vez maior, o Cemitério Parque Bosque da Paz inova no bom atendimento, criando no Acolhimento uma atmosfera leve de amparo, meditações e refúgio nos momentos árduos da vida.
Segundo Luana, a criação de um ambiente agradável e convidativo às reflexões humanas não se restringem apenas ao Acolhimento, mas parte de todos os colaboradores e da missão do Bosque da Paz. A encarregada do RH da empresa lembra que modelos de negócio saudáveis, sempre atentos às necessidades dos clientes, vão de empreendimentos singulares como os cemitérios à mercados apinhados de pessoas.
“Empatia é saber se colocar no lugar do outro, sem ser o outro. Acolhimento é fazer com que a outra pessoa se sinta segura e confortável com o ambiente ou situação pela qual está passando. Atender com empatia e acolhimento significa entender o outro de forma imparcial a ponto de saber exatamente o que ele precisa, sabendo contornar a situação da maneira mais sutil e assertiva possível. As consequências dessa linha de pensamento são clientes satisfeitos, numerosos e admiradores do nosso trabalho”, conclui Luana.
Para mais informações sobre o Cemitério Parque Bosque da Paz, acesse o site www.bosquedapaz.com.br/, ou Instagram www.instagram.com/bosquedapaz/