A atriz francesa Catherine Deneuve, de 76 anos, foi hospitalizada em Paris depois de sofrer um derrame “limitado”, relatou a mídia francesa.
“Catherine Deneuve sofreu um derrame isquêmico muito limitado, e portanto reversível. Felizmente, seu controle motor não foi afetado, ela precisará de alguns dias de repouso”, disseram a AFP e o jornal Le Parisien, citando um comunicado da família Deneuve.
Uma porta-voz de Deneuve se recusou a comentar para a Reuters.
Apelidada de “Dama de Gelo” por causa de sua beleza requintada e frágil e sua postura altiva, Deneuve se tornou a principal atriz do cinema francês e uma grande estrela internacional nos anos 1960.
Ela ganhou fama ao interpretar a filha de um vendedor de guarda-chuvas em Os Guarda-Chuvas do Amor, musical de Jacques Demy de 1963, papel pelo qual venceu o prêmio de melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Cannes.
Em 1965, ela brilhou como uma mulher frígida e esquizofrênica em Repulsa ao Sexo, filme do diretor polonês Roman Polanski, e em 1968 foi indicada a um Bafta de melhor atriz por seu papel em A Bela da Tarde. Em 1993, foi indicada a um Oscar de melhor atriz por sua interpretação em Indochina.
Descrita muitas vezes como a encarnação da feminilidade francesa, a loira Deneuve era uma presença frequente em desfiles de moda em Paris e conhecida por seu humor afiado.
No ano passado, ela e 99 outras mulheres denunciaram uma reação negativa contra os homens na esteira do escândalo de Harvey Weinstein, dizendo que a campanha #Metoo contra o assédio sexual equivale a “puritanismo”.
R7