Nesta terça-feira (10), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) oficializou que o campeão da Copa do Nordeste de 2025, bem como o vencedor da Copa Verde, não terão mais vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil.
Em entrevista ao portal ge, o diretor de competições da CBF, explicou que a retirada do artigo faz parte do movimento geral de revisão de todos os campeonatos organizados pela entidade, diante das mudanças no calendário do futebol mundial.
“A gente tem que revisar tudo, para caber de forma organizada e limpa no calendário”, explicou Avellar.
O dirigente garantiu que a confederação continua valorizando tanto a Copa do Nordeste quanto a Copa Verde, que seguem no calendário de competições.
“Quando a gente tira esse provisionamento, é uma coisa puramente técnica, para abrir espaço e melhorar as competições. (…) O intuito é continuar valorizando a Copa do Nordeste, a Copa Verde. Entendemos a Copa do Nordeste como sendo fundamental para a região, sob vários aspectos”, comentou o diretor de competições da CBF.
Outra novidade para 2025 na Copa do Nordeste é a reformulação do sistema de grupos. Diferentemente dos anos anteriores, em que times do Grupo A enfrentavam os do Grupo B, agora os clubes se enfrentarão dentro das próprias chaves. A alteração visa reduzir o calendário da competição em um jogo por equipe. Vale lembrar que o sorteio dos grupos ainda não tem data marcada.
Bahia Notícias