Com o objetivo de intensificar as ações de controle vetorial no município, principalmente nas áreas de grande circulação de pessoas e onde ocorrem algumas das principais festas populares da capital baiana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou, nesta quinta-feira (5), mais uma rotina de inspeções zoosanitárias. Desta vez, a atuação ocorreu na região do Centro Histórico e foi focada no entorno da Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, aproveitando o período de grande movimento turístico na região para sensibilizar a população e incentivar a participação ativa dos cidadãos nas medidas de prevenção das arboviroses.
As ações tiveram início no final de novembro, com ações voltadas para a festa de Santa Bárbara, celebrada na quarta-feira (4), além do início da temporada dos cruzeiros em Salvador. De acordo o cronograma traçado pelo CCZ para as inspeções, consta ainda mais uma vistoria nesta sexta-feira (6), no circuito da festa da Conceição da Praia e de Santa Luzia, no Comércio. Nos dias 11 e 12, as ações acontecem em hotéis e pousadas da cidade.
A agente de combate a endemias do Distrito Sanitário do Centro Histórico, Norma Rosendo, reforça que as equipes estão instalando armadilhas usadas para a coleta de ovos. “Estamos fazendo esse trabalho de 15 em 15 dias, dentro e fora da igreja. Felizmente, não há infestação. Caso houvesse alguma coisa, iríamos perceber por meio destas vistorias. Quando surge algum problema, os próprios funcionários sinalizam. Esse é um trabalho de prevenção. Estamos inspecionando em busca de encontrar alguma coisa suspeita na área, com ações realizadas anualmente, sempre antes das festas”, explica.
Trabalho de prevenção – O Distrito Sanitário do Centro Histórico volta a ser alvo da ação entre os dias 16 e 20 deste mês. Nos dias 19 e 20, os agentes concentrarão esforços no entorno da Arena Canto da Cidade, na Boca do Rio, dentro dos preparativos para o Festival Virada Salvador. No mesmo local, nos dias 26 e 27, haverá a aplicação espacial de inseticida de efeito residual.
De acordo com a subcoordenadora de Ações do CCZ, Lucrécia Lopes, também serão alvos da ação as regiões localizadas no entorno dos locais onde acontecem as festas de Santa Bárbara, Conceição da Praia, Santa Luzia, Natal, show da virada, Lavagem do Bonfim, Iemanjá e Carnaval. O objetivo é promover a disseminação de informações sobre os cuidados para evitar a formação de focos de mosquitos, favorecendo as ações de controle do vetor, neste período de grande impacto na transmissão das arboviroses, prevenindo os processos epidêmicos.
Fotos: Bruno Concha/Secom PMS