Os mandantes fizeram a festa nos jogos do Campeonato Brasileiro Série A iniciados às 16h (de Brasília) deste domingo (28). Em Fortaleza, o Ceará fez valer o fator casa e assumiu a liderança provisória do Brasileirão 2019 ao bater o CSA-AL por 4 a 0. Em Curitiba, o Athletico Paranaense também se impôs na estreia e goleou o Vasco-RJ por 4 a 1. Já em Salvador, o Bahia-BA contou com o apoio da torcida para vencer o Corinthians-SP, de virada, por 3 a 2.
Na Arena da Baixada, o Athletico começou pressionando e abriu o placar logo com dois minutos de jogo. O gol relâmpago do Furacão foi marcado por Bruno Guimarães. Após assimilar o golpe, o Vasco teve a chance de empatar aos 42 minutos com Maxi López, mas foi o Rubro-negro paranaense que balançou as redes no minuto seguinte. Atento, Marco Ruben mostrou oportunismo e empurrou a bola que ficou viva dentro da área. No segundo tempo, o Athletico não deu chances de reação ao Vasco e construiu a goleada com gol contra de Werley, aos 20 minutos, e Nikão aos 40. Aos 43, o Cruzmaltino descontou com Bruno César.
Na Arena Castelão, o Ceará dominou as ações na etapa inicial e foi para o intervalo com a vitória parcial de 2 a 0. Aos 19 minutos, Ricardo Bueno aproveitou cruzamento na área e, de cabeça, abriu o marcador, 1 a 0. Sem diminuir o ritmo, o Vozão ampliou aos 33 minutos com Luciano Castán finalizando contra-ataque mortal, 2 a 0. Em vantagem numérica, após a expulsão do goleiro João Carlos, o Alvinegro controlou a partida na reta final e fechou a goleada por 4 a 0 com João Lucas e Ricardo Bueno.
Na Arena Fonte Nova, o zero permaneceu no placar até os acréscimos do primeiro tempo. Aos 46 minutos, Pedrinho colocou o Corinthians na frente, mas a resposta do Bahia foi imediata e, aos 48, Arthur Caíke deixou tudo igual, 1 a 1. No segundo tempo, o Bahia virou a partida aos 30 minutos. Em trama pela esquerda, Gilberto achou Arthur livre na área para fazer 2 a 1. Aos 39, Rogério deixou o dele e ampliou a vantagem tricolor, 3 a 1. Nos acréscimos, Clayson diminuiu, mas já era tarde. Fim de jogo: 3 a 2.
Santos
Abrindo os jogos deste domingo (28), Peixe conta com grande atuação de Vanderlei para desbancar o Tricolor por 2 a 1 na Arena do Grêmio
O Santos-SP estreou no Brasileirão 2019 com uma vitória maiúscula na manhã deste domingo (28). Em Porto Alegre, o Peixe desbancou o Grêmio-RS por 2 a 1. Com gols de Eduardo Sasha e Felipe Jonatan no primeiro tempo e uma grande atuação do goleiro Vanderlei no segundo tempo, o time paulista foi o primeiro visitante a vencer na rodada de abertura da Série A. Nos acréscimos, Everton descontou para os mandantes.
Sob os olhares do técnico Tite, as equipes protagonizaram um duelo intenso e de muita qualidade técnica. Com o apoio do torcedor, que compareceu em peso, o Grêmio adiantou a marcação e começou em cima do Santos. Mortal no contra-ataque, o Peixe largou na frente com um golaço de Eduardo Sasha. Aos cinco minutos, o camisa 27 recebeu lançamento dentro da área, dominou de peito e tocou com categoria por cima do goleiro Paulo Victor, 1 a 0.
Sem diminuir o ímpeto, o Tricolor gaúcho continuou pressionando no campo ofensivo, mas esbarrou nas boas defesas de Vanderlei em tentativas de Jean Pyerre e Leonardo. Eficiente, o Santos aproveitou a desatenção gremista após cobrança de escanteio e ampliou a vantagem com Felipe Jonatan aos 34 minutos.
Bem postado na defesa, o Santos segurou o resultado positivo no segundo tempo. Apesar da pressão gremista, o Peixe contou com a manhã inspirada do goleiro Vanderlei para voltar de Porto Alegre com os três pontos na bagagem. Aos 16 minutos, o camisa 1 do Alvinegro praiano evitou o gol de Diego Tardelli e, aos 26, levou a melhor no duelo com Luan. Aos 38, o paredão santista operou um milagre em tentativa de André. Nos acréscimos, Everton conseguiu vazar o goleiro, mas já era tarde. Fim de jogo: 2 a 1.
Flamengo
Deu Flamengo no Maracanã! Na noite deste sábado (27), o Rubro-Negro recebeu o Cruzeiro pela primeira rodada do Brasileirão 2019. Em casa, os cariocas levaram a melhor e conquistaram um vitória de virada por 3 a 1. Bruno Henrique (x2) e Gabriel fizeram para o Fla, enquanto Pedro Rocha anotou para a Raposa.
O jogo
No Maraca, as defesas de Flamengo e Cruzeiro tomaram conta do jogo. Sem encontrar os espaços no ataque, as equipes criaram pouco. No entanto, quando as chances apareceram os atacantes não perdoaram. Aos 39, Fred deu passe em profundidade para Pedro Rocha, que tocou na saída do goleiro César abrindo o placar para a Raposa. A vantagem celeste durou pouco e o empate rubro-negro veio logo no minuto seguinte. Everton Ribeiro cruzou e Bruno Henrique desviou para o fundo das redes: 1 a 1.
Na volta do intervalo, a partida ganhou em movimentação. Na marca dos dez minutos quase veio a virada carioca, Gabriel aproveitou uma falha da defesa e mandou uma bomba rente à meta cruzeirense. Aos 21, Bruno Henrique apareceu de novo para o Fla. O camisa 27 aproveitou uma sobra na área e mandou no canto do goleiro para colocar o time da casa no comando do placar: 2 a 1. Já aos 40 minutos, o Rubro-Negro passou a ter um jogador a mais em campo após expulsão de Murilo. Em vantagem numérica, o Flamengo chegou ao terceiro. Bruno Henrique finalizou, Fábio defendeu e, no rebote, Gabriel mandou para o gol dando números finais ao duelo.