Cem crianças e adolescentes, que participam do curso de futsal promovido pelo Projeto Oportunidade Através do Esporte, realizado em Vila de Abrantes, receberam, nesta terça-feira (20/8), o novo kit fardamento, composto por camisa, short, caneleira, chuteira e meião.
O projeto é promovido pela organização social De Peito Aberto (DPA), por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com apoio da Prefeitura de Camaçari, através das secretarias da Cultura (Secult), além de patrocínio da Bayer – empresa química e farmacêutica alemã, com unidade instalada no Polo Industrial de Camaçari.
Durante a entrega, a secretária da Cultura, Márcia Tude, disse estar feliz e grata por poder acompanhar o projeto. “Uma parceria que já estamos realizando há sete anos e, agora, poder trazer as aulas para Vila de Abrantes é uma oportunidade que vai descentralizar as ações, em consonância com a primazia da nossa gestão em levar cultura e a cultura esportiva para todos os cantos”, enfatizou.
Eliane Barreto, mãe dos alunos Isaac e Matheus Barreto, 8 e 15 anos, respectivamente, classificou a iniciativa como positiva. “Sensacional. Além da prática de uma atividade física, é uma ferramenta para interação com outras crianças. Eles gostam muito, não perdem nenhuma aula. Agora, com o kit fardamento, que chega até a gente sem nenhum custo, é ainda melhor, porque estarão todos padronizados”, afirmou a enfermeira, que estava acompanhada do filho mais novo.
Quem também recebeu o fardamento foi Ian Francisco Nunes, 10 anos. A mãe do garoto, a dona de casa Tatiana Nunes, destacou a importância da ação. “Um projeto maravilhoso, ele ama as aulas e esse fardamento, gratuito e com material de bastante qualidade, torna tudo ainda melhor”, disse.
A iniciativa atende alunos de 6 a 17 anos, com aulas às terças e quintas, nos dois turnos, realizadas nas quadras da Praça da Matriz e da Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo.
As atividades tiveram início no mês de julho, e seguirão por 12 meses. É o que contou Leandro Cordeiro, coordenador do Oportunidade Através do Esporte. “Essa é a oitava edição do nosso projeto, que tem se fortalecido na promoção do esporte como mecanismo de transformação social”, destacou.
Osvaldo Pereira, vice-diretor da Eliza Dias de Azevedo, afirmou ser de grande satisfação a unidade de ensino poder recepcionar as aulas. “Um projeto muito bonito, especialmente ao vermos a alegria de cada aluno com as aulas”, disse.
Na quinta-feira (22), às 14h, será a vez dos alunos das aulas de boxe, promovidas na Pracinhas da Cultura, no bairro Tancredo Neves (Phoc III), receberem os uniformes. Para o procedimento, é necessária a presença do responsável, que deve portar documento de identificação com foto. Por lá, a iniciativa vai contemplar 50 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
Foto: Arquivo