Para o governador, as obras levadas a Ibirataia vão melhorar a vida e a rotina dos moradores do município. “O mercado é importante porque uma das dificuldades da Agricultura Familiar é ter um local apropriado para a comercialização dos produtos. Quando o local não é apropriado, você acaba colocando em risco a saúde da população. Agora nós vamos financiar as câmaras frias para que as carnes sejam também acondicionadas em locais apropriados, e também vamos financiar um local de beneficiamento para os produtos da Agricultura Familiar”.
A Bahia é o estado brasileiro com maior número de agricultores familiares, dado importante que foi destacado por Rui. “São 700 mil famílias, mais de três milhões de baianos sobrevivendo da agricultura. Por isso não tem como pensar no desenvolvimento da Bahia sem pensar no apoio à agricultura familiar. Estamos ajudando os pequenos produtores com máquinas e equipamentos para cuidar da terra e para beneficiar os produtos. Melhorando a renda do agricultor, ele vai gastar no comércio da cidade onde mora, o que fortalece a economia do município”.
A dona de casa Elisângela Santana, 30 anos, aprovou o novo mercado. “Melhorou na higiene, as barracas são organizadas, melhorou tudo. Tem mais gente colocando barraca, agora depois da reforma, a feira aqui de Algodão melhorou muito”. Ela fez compras na barraca de Gisele Pereira. “O local era impróprio, quando chovia molhava tudo dentro do mercado. Para mim foi ótimo, a gente estava trabalhando na chuva, no sol, tudo desorganizado, agora está uma beleza”.
A comerciante Eliene Bahia tem uma loja de variedades que fica próxima à feira. “Para nós que trabalhamos com outros produtos e temos comércio fora do mercado melhora também. Eu creio que a partir de hoje muito mais gente vai passar a frequentar a feira e vai vir nos visitar na minha loja também, além dos feirantes que também terão mais dinheiro para comprar no comércio da cidade”.
(Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)
Investimentos em Saúde
De acordo com o governador, a entrega do posto de saúde em Ibirataia, que cobre cerca de 500 famílias e oferece consultório odontológico, farmácia, sala de imunização, entre outros, faz parte do projeto de descentralização da Saúde na Bahia. “Estamos construindo agora a Policlínica Regional em Jequié, que vai atender a toda a região. No início do ano que vem vamos equipar a unidade e comprar micro-ônibus, que vão pegar as pessoas nas cidades vizinhas e levar para serem atendidas na Policlínica”, afirmou Rui, pontuando ainda que a marcação dos exames será feita por meio dos postos de saúde. “Com isso, os moradores não terão que pagar exames particulares ou ter a despesa de ir a Salvador para fazer tomografias, ressonâncias magnéticas”.
Roberto Oliveira mora próximo ao novo posto e disse que, antes da inauguração, o atendimento era mais distante. “Quando não tinha esse posto de saúde, quem mora mais próximo tinha que ir a outro, um quilômetro mais longe. Com este melhorou cem por cento, é bom demais para os moradores aqui, principalmente para quem tem gente mais idosa ou crianças pequenas na família”, afirmou.
Ainda sobre a Policlínica de Jequié, Rui Costa informou que a unidade terá praticamente todos os exames necessários, em 19 especialidades. “Estamos também duplicando o hospital Prado Valadares, em Jequié, que será o maior do interior da Bahia, oferecendo, inclusive, neurocirurgia, cirurgia cardíaca, de câncer e ortopédica”.
(Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)
Creche
Durante a inauguração da creche municipal Augusta Rocha de Oliveira, Rui destacou a importância de instalações adequadas e profissionais preparados para o desenvolvimento das crianças. “A capacidade de raciocínio do ser humano se desenvolve mais entre os 2 e os 5 anos. Os especialistas dizem que é preciso estimular as crianças nessa faixa etária. Por isso essa creche aqui em Ibirataia e em todos os municípios são tão importantes”.
A estudante Suzane Pimentel é mãe de Luidy, de 4 anos, que já está matriculado na creche. “Aqui tem lazer, conforto, e para a idade dele é importante. Eu não tenho condição de pagar e aqui ele vai aprender e aproveitar para se desenvolver”. Segundo a diretora da creche, Rita de Cássia Reis, a unidade tem capacidade para atender 160 crianças. “São oito salas de aula, cozinha, brinquedoteca, sala de informática e espaço para lazer”.
(Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)