Na manhã desta quinta-feira (10), o Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência promoveu uma animada festa em comemoração ao Dia das Crianças no Parque da Cidade de Salvador. O evento contou com uma programação especial, incluindo brincadeiras, música e pintura facial, proporcionando momentos de lazer e integração para as famílias das crianças atendidas pela unidade.
Eliana Almeida dos Santos, coordenadora do Centro, expressou sua satisfação em proporcionar um dia diferente e significativo para os assistidos. “É um momento maravilhoso, gratificante, tanto para mim quanto para as mães. Você vê a alegria nos olhos delas, nos olhos dos pais e das crianças. Sei que estão muito felizes”, destacou.
Edson Neto, psicólogo do Centro Dia, enfatizou a importância do contato com a natureza para o bem-estar das mães e crianças, explicando que esses momentos ao ar livre ajudam a reduzir os níveis de estresse.
“A maioria das nossas assistidas são mães solo, e a carga de cuidado é alta. Muitas delas passam a semana inteira indo a consultas médicas. Então, criar um momento como esse, com música, festa e em um espaço diferente é uma alegria imensa”, concluiu.
Jairo Marques, musicoterapeuta da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), manifestou alegria em participar de mais um evento do Centro Dia.
“É uma satisfação enorme estar com essas mães, que são verdadeiras guerreiras, dedicando suas vidas ao cuidado dessas crianças especiais todos os dias. Para mim, é muito prazeroso estar com elas, especialmente aqui no Parque da Cidade, ao ar livre, em um local que frequentei desde a infância”, ressaltou.
Jairo participa ativamente das atividades, não só no Centro Dia, mas também no Abrigo Dom Pedro II e em outros espaços sociais para idosos e moradores de rua.
Saindo da rotina – Viviane Pereira, mãe de três crianças, incluindo Júlia Vitória, de 8 anos, que tem microcefalia, ressaltou a importância de poder sair da rotina intensa de tratamentos.
“Apesar das dificuldades, esse tipo de evento se torna um momento prazeroso para eles. O dia a dia é cheio de fisioterapia e fonoaudiologia… eles precisam de um tempo ao ar livre. Hoje, vejo que é um momento mágico, muito agradável, realmente maravilhoso”, afirmou.
Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS