Atividade abre comemorações que se estendem neste segundo semestre
Setor dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, uma referência nacional na oferta de técnicas, habilidades, ferramentas e conhecimentos desta área, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) celebra em 2023 seus 35 anos de fundação. Para comemorar este marco, variadas atividades serão realizadas neste segundo semestre, começando com a estreia de uma série de 12 oficinas formativas e gratuitas que vão perdurar até o fim do ano, com duas turmas por mês, pautando variadas técnicas com profissionais de referência em suas áreas. Em julho, Luiz Cláudio Vasconcelos dará uma aula de “Reparo de Manequins de Modelagem”, no dia 11, das 14h às 17h; já no dia 20, no mesmo horário, Maurício Martins ensina “Técnica de Camareira para Teatro”. Inscrições devem ser feitas no site www.tca.ba.gov.br.
Além de dar suporte às montagens realizadas no Complexo, bem como pelos seus corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – e do cotidiano de demandas criativas do TCA, o CT fomenta o campo das artes com serviços prestados à comunidade. Artistas e profissionais da cultura encontram neste espaço uma central de conhecimentos sobre cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênicas, sendo possível contar com sua expertise, infraestrutura e assessoramento no que tange às tecnologias do espetáculo, valorizando e aperfeiçoando os saberes e fazeres de quem está nos bastidores.
“Reparo de Manequins de Modelagem” – Luiz Cláudio Vasconcellos é designer de moda, figurinista, aderecista e maquiador. Formado em Design de Moda pela Unijorge, habilitado em figurinos, maquiagem, caracterização e adereços, já trabalhou no Centro Técnico do TCA e atuou em muitos espetáculos de teatro, dança, musicais e produções de manifestações populares, a exemplo de adereços e maquiagem para o show em comemoração à canonização de Irmã Dulce (2019), para o Balé Folclórico da Bahia (2022) e figurinos e adereços para o carnaval da cantora Daniela Mercury (2023). Além de ministrante de oficinas de figurinos, maquiagens e adereços, atende serviços de produções em ateliê particular. Na oficina “Reparo de Manequins de Modelagem”, ele vai tratar do processo de reforma e aspiração de manequim para costura, habilitando participantes a avaliar as condições do manequim, fazer retirada de resíduos e limpeza, aplicar cola de contato por região e feltro grosso, realizar ajustes e aparas de material, além de forração com tecido.
“Técnica de Camareira para Teatro” – Maurício Martins, produtor, cenógrafo, figurinista, aderecista e maquiador, atuou em vários espetáculos teatrais em Salvador, iniciando sua carreira em 1987, como produtor executivo na Cia. Baiana de Patifaria, no espetáculo “A Bofetada”, com direção de Fernando Guerreiro, onde desenvolveu o trabalho de supervisor de figurino e cenário durante sete anos. Ainda na companhia, trabalhou como figurinista na montagem do musical “As Noviças”, com direção de Wolf Maia, e no infantil “A Vaca Lelé”, com direção de Lelo Filho e Fernanda Paquelet. Em 1995, ingressou no Centro Técnico do TCA, como aderecista, tendo participado de variados projetos. Também trabalha com dança, audiovisual, exposições, campanhas e projetos especiais. Na oficina “Técnica de Camareira para Teatro”, ele vai falar da lei trabalhista, entendimento geral da função, importância da camareira para o teatro e o cinema, como se portar nas coxias do palco ou no set de filmagem e kit de trabalho. Também vai abordar reparos emergenciais em figurinos, lavagem e armazenamento de perucas, classificação de peças de figurino, detalhamento de figurino para rol de lavanderia, passagem de roupas e truques para limpeza do ferro e montagem do camarim.
OFICINAS FORMATIVAS – CENTRO TÉCNICO 35 ANOS
= “Reparo de Manequins de Modelagem”
Com: Luiz Cláudio Vasconcelos
Quando: 11 de julho (terça-feira), 14h às 17h
Número de vagas: 10
= “Técnica de Camareira para Teatro”
Com: Maurício Martins
Quando: 20 de julho (quinta-feira), 14h às 17h
Número de vagas: 20
Onde: Centro Técnico do Teatro Castro Alves
Inscrições gratuitas em: www.tca.ba.gov.br