A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou uma ação intensiva do programa Sesau Fila Zero, neste sábado (18/11). Durante a iniciativa, cerca de mil pessoas da região dos Phocs, que tinham agendamento programado na Marcação Integrada, foram atendidas.
Na ação, os pacientes realizaram consultas de oftalmologia, cardiologia, dermatologia, exames de laboratório, raio X, ultrassonografia e doppler. Os atendimentos aconteceram na sede do Fila Zero, na rua da Natividade, Centro.
O titular da Sesau, Elias Natan, falou da importância dessa nova estratégia para reduzir a demanda reprimida dos pacientes. “As pessoas que estão sendo atendidas hoje, foram convocadas através da Marcação Integrada, então é importante frisar que não é por demanda aberta. A população pode ficar tranquila que quando elas estão na lista única, elas estão sendo monitoradas e acompanhadas”, afirmou o gestor da pasta.
De acordo com a diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, a estratégia tende a atender as localidades e os procedimentos com maiores demandas. “Nós temos feito o monitoramento permanente dos nossos cadastros em lista de espera e já estamos iniciando essas intervenções para dar celeridade aos atendimentos e impactar com resultados positivos”, afirmou.
A estudante de 15 anos e moradora da Gleba C, Ana Clara Anjinho, disse ter gostado muito do atendimento. “Eu estava precisando do óculos, e achei que ia demorar muito para me chamarem para a consulta, hoje já estou aqui e foi bem rápido”. Quem compartilhou da mesma opinião foi a moradora do bairro Renascer (Phoc II), Rosalina Pires, 69 anos. “Eu fui muito bem atendida, já fiz meus exames de sangue e já vou fazer meu ecocardiograma, estou gostando muito”, afirmou a idosa.
O ajudante de pedreiro, Cicero de Lira, 47 anos, fez questão de parabenizar o trabalho da Sesau. “A equipe está de parabéns, geralmente demora um pouco, mas foi bem rápido, no tempo de Deus, e eu já consegui passar pelo ortopedista”, ressaltou o morador do bairro Tancredo Neves (Phoc III).
De acordo com a Sesau, a ação irá acontecer em várias localidades do município e a próxima a ser contemplada, será a região de Abrantes.
Foto: Tiago Pacheco