“Trilhando por Ibicoara e Iramaia” foi produzido pelo Instituto de Permacultura em parceria com a Coelba e apresenta rotas de ecoturismo dos dois municípios
Localizados ao Sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina, os municípios de Ibicoara e Iramaia reúnem tradições e belas paisagens, em rotas que contam um pouco da história da Bahia e do povo baiano. E para divulgar os principais pontos do ecoturismo da região, o Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), em parceria com a Coelba, criou o guia “Trilhando por Ibicoara e Iramaia”.
O guia é ilustrado com gravuras e fotografias que apresentam os pontos de visitação e traz informações de dados ambientais, culturais e religiosos que marcam a riqueza do lugar. Além disso, o material destaca, com sugestões de rotas, as atividades que podem ser realizadas e que respeitam a biodiversidade e o ecossistema do local.
As trilhas são categorizadas com o grau de dificuldade de acesso de cada uma. Em Ibicoara, três rotas turísticas são detalhadas com foco no ecoturismo e nas tradições culturais da região. Já em Iramaia, o guia é focado em três rotas que abordam o misticismo religioso, o aspecto cultural e o paisagismo da região.
O Guia Turístico e Cultural “Trilhando por Ibicoara e Iramaia” é gratuito e já está disponível nas secretarias de Turismo e Meio Ambiente dos dois municípios e em Palmeiras, na sede do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).