O incêndio que começou na tarde de domingo (30) em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, já queimou cerca de 230 hectares de vegetação – o que equivale a 230 campos de futebol. Um helicóptero e um avião devem chegar ao município nesta quarta-feira (2) para ajudar os brigadistas no combate às chamas. Os focos que surgiram na cidade de Nossa Senhora do Livramento e na região da Serra do Barbado foram controlados nesta terça-feira.
Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Eugênio Spengler, o ponto mais crítico é no Pico das Almas, em Rio de Contas. Existem quatro focos de incêndio no local e a região é de difícil acesso. Os 25 brigadistas que trabalham para controlar as chamas estão precisam caminhar cerca de 5h para chegar ao local – 15 trabalhadores são Bombeiros Militares, vindos de Jequié e Vitória da Conquista, e outros 10 voluntários.
“É uma região muito íngreme e em que o helicóptero não consegue chegar. Os ventos fortes também não estão ajudando. Conseguimos controlar dois dos focos, mas existe o risco deles reacenderem. Os outros dois ainda não foram controlados”, contou o secretário.