Ivete Sangalo comandou a abertura da folia
O maior Carnaval do mundo está de volta. A folia soteropolitana foi oficialmente aberta na tarde desta quinta-feira (16), após o prefeito Bruno Reis entregar a chave da cidade para o Rei Momo, Alan Nery, durante solenidade no camarote Expresso 2222, no Circuito Dodô (Barra/Ondina).
Em coletiva à imprensa, Bruno Reis, que estreia na festa como chefe do Executivo municipal, falou sobre expectativas para os próximos dias, quando a cidade será tomada por um caldeirão de ritmos. “Durante a pandemia, em determinados momentos, a gente se perguntava se ia voltar a ocorrer no mundo festas de rua como o Carnaval. Sabemos da importância dele para a economia da cidade, na geração de milhares de empregos, para projetar Salvador no Brasil e no mundo. Vamos voltar a fazer uma linda festa, de forma triunfal. Será um Carnaval histórico”, celebrou.
O prefeito reforçou ainda o estímulo às atrações sem cordas e gratuita para a população, democratizando e resgatando a essência do Carnaval. “Os principais artistas da Bahia que tinham disponibilidade de data, aqueles que não tinham seus próprios produtos, camarotes e blocos, nós contratamos. Este ano, a estimativa é que haja um público muito maior de toda a história. A gente espera que todos venham curtir com amor, paz e tranquilidade”, disse.
Bruno Reis também salientou a estratégia de fortalecer a folia no Centro. “Estamos fazendo um Carnaval no centro da cidade como nunca foi feito, resgatando a tradição e história daquele circuito. Nossas principais atrações tocarão lá, em especial, a partir de domingo até terça-feira”.
Para o Rei Momo, receber a chave da capital baiana e comandar a festa é uma experiência indescritível. “Após dois anos de pandemia, poder comandar a maior festa de rua do planeta…é muita emoção. É o momento de a gente curtir com muito amor no coração. Do meu reinado, pode esperar o respeito ao próximo para que todo mundo curta na paz”, revelou a majestade.
Atrações – Após a entrega da chave, a cantora Ivete Sangalo comandou a abertura da festa com um trio pipoca a partir das 16h. Depois da artista, a folia terá mais quatro atrações com o apoio da Prefeitura no circuito Dodô: Saulo, Claudia Leitte, Parangolé e Xanddy Harmonia. Este ano, serão mais de 1 mil atrações com o apoio da Prefeitura no Carnaval, sendo mais de 600 nos circuitos oficiais e 400 nos palcos temáticos e nos bairros. Serão mais de 2,6 mil horas de música ao longo da folia.
Ivete
“E ele veio, viu?”. Foi assim que Ivete Sangalo encerrou a primeira música tocada oficialmente no Carnaval 2023. A letra de O Mundo Vai fala justamente sobre a euforia que o carnaval causa nos baianos e turistas – e não poderia ter sido escolha melhor para começar a festa depois de mais de mil dias de saudade.
A multidão que esperava por Ivete começou a festa logo cedo, com o sol ainda forte. Em sequência, vieram Saulo, Xanddy Harmonia, Parangolé, Claudia Leitte e Bell Marques. Um atrás do outro, a sensação foi de que nunca ficamos sem carnaval. Ele esteve sempre ali.
Na pipoca de Claudia, os fãs se organizaram para criar o próprio abadá. Era difícil encontrar alguém sem o adereço em referência a cantora. Gente vinda de todo canto do país, como Thais Santos, de 23 anos. Fã de Claudia há 11 anos, a estudante veio de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, para curtir seu primeiro carnaval baiano.