Mais 14 municípios de Minas Gerais tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional devido a fortes temporais, vendavais e chuvas de granizo nos últimos dias.
O procedimento foi feito apenas com base no decreto de emergência do estado ou cidade, para que as ações de resposta ao desastre sejam mais rápidas. A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) foi publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (7).
As cidades em situação de emergência são: Abre Campo; Caeté; Lajinha; Nova Serrana; Pedro Leopoldo; Piedade de Ponte Nova; Ponte Nova; Raul Soares; Rio Casca; Santa Cruz do Escaldado; Santo Antônio do Grama; São José do Mantimento; São Pedro dos Ferros; e Urucânia.
Reconhecimento do Ministério da Integração permite ampliar as ações de assistência e reconstrução das áreas prejudicadas.
Apoio federal
Desde o último dia 29 de novembro, o ministério apoia os municípios atingidos pelas chuvas fortes no estado. Foi enviada uma equipe técnica para colaborar com as cidades de Ribeirão das Neves e Caeté, que tiveram os serviços essenciais afetados. A situação de emergência em Ribeirão das Neves também foi reconhecida no dia 5
Portal Brasil