As prefeituras de São Joaquim da Barra e de Ituverava, no interior de São Paulo, adiaram o início do ano letivo por causa do aumento de casos de dengue tipo 2 na região.
De acordo com O Globo, em São Joaquim a gestão municipal também resolveu cancelar os festejos do Carnaval, já que três casos com suspeito da dengue resultaram em mortes na cidade. Diante do quadro, a prefeitura também anunciou prioridade no atendimento a pacientes de grupos de risco, como crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. “Nesse momento difícil, [a prefeitura] pede a colaboração da população. Aos sábados, após o meio-dia, e aos domingos não tem coleta de lixo na cidade. Por conta disso, não coloque o lixo para fora; evitando assim que animais rasguem a embalagem, espalhem o lixo e, consequentemente, os criadouros da dengue”, diz comunicado oficial da prefeitura municipal.
Ituverava, por sua vez, já confirmou 29 casos da doença em 2019 e aguarda avaliação de outros 266. “Nenhum aluno da rede municipal de ensino será prejudicado com o adiamento do início do ano letivo, uma vez que as aulas serão compensadas no recesso escolar do mês de julho”, diz nota da prefeitura.
Bahia Notícias