Enfrentar o desemprego não é tarefa fácil. O número de desempregados no Brasil chegou a 12 milhões em 2016 e a expectativa para que o país saia da recessão é apenas em 2018.
A boa notícia é que especialistas afirmam que as oportunidades no mercado de trabalho irão melhorar gradativamente ainda no segundo semestre de 2017.
“Este é o momento propício para focar em desenvolvimento e capacitação”, disse o coach, em entrevista exclusiva ao site Varela Notícias.
“Há diversas plataformas disponíveis gratuitamente para aproveitar o tempo ocioso e investir em capacitação, a exemplo da Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Fundação Bradesco”, sugeriu.
Outra dica recomendada por Luiz Carlos é organizar vida financeira, revisar gastos e cortar supérfluos. “Quem puder investir em um processo de coaching também vale a pena, pois ajuda o indivíduo a encontrar competências necessárias, destacar pontos de melhoria e traçar novos objetivos profissionais”, afirma.
Veja mais dicas sugeridas pelo profissional para se recolocar mais rapidamente no mercado de trabalho:
1. Aproveite as redes sociais
Se você usa o Facebook apenas para curtir e comentar fotos dos amigos, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de encontrar o emprego dos sonhos. A rede social está cheia de grupos dedicados à oferta de empregos em sua região. Para encontrá-los basta digitar “empregos” e o nome da sua cidade na caixa de busca.
2. Atualize seu currículo
Faça uma revisão no seu currículo e aproveite para atualizá-lo de acordo com as necessidades do mercado. “É importante avaliar o currículo e observar se está de acordo com a vaga na qual você pretende se candidatar”, alerta o coach.
3. Cadastre o currículo em sites de empregos
Alguns sites como o VAGAS.com.br oferece cadastro gratuito para profissionais que buscam recolocação no mercado. Outros, cobram uma taxa para que seus dados estejam disponíveis para as empresas. Uma boa dica é se cadastrar no LinkedIn, rede social de negócios que também disponibiliza anúncios de vagas para profissionais.
4. Faça contatos
Envie seu currículo para amigos e antigos colegas de trabalho. Mostre que está disponível no mercado para que as pessoas saibam que você está em busca de uma oportunidade.
5. Empreenda
No momento em que as vagas estão escassas, muita gente buscou o empreendedorismo como alternativa para garantir a renda da família. Essa pode ser a oportunidade de usar um dom que você tem, ou até mesmo seu hobby, para transformar suas habilidades em uma forma de ganhar dinheiro.