Acompra e a venda do carro envolvem diversos fatores quando falamos de desvalorização ou valorização do automóvel. Desde estado do veículo, quilometragem e itens de série. No entanto, alguns equipamentos ajudam a facilitar sua vida na hora de negociar.
De olho em uma boa negociação, nós do WM1 separamos cinco itens que valorizam o carro e que vão te ajudar na hora de comercializar o automóvel. Alguns podem até ser instalados após a compra, enquanto outros só são indicados caso sejam originais de fábricas.
Teto Solar
Esse é um dos casos em que o item precisa vir de fábrica. Caso tenha sido um item adicional quando comprado 0 km, valoriza mais o carro, uma vez que a Tabela Fipe não faz distinção de opcionais. A instalação fora de fábrica pode acarretar em problemas e forçar o movimento contrário, com a desvalorização do veículo.
Ar-condicionado
O ar-condicionado já é um item praticamente obrigatório. São raros os casos de unidades vendidas sem esse equipamento, atualmente. No entanto, se você tem um carro do início da década, pode ser que ele não tenha o acessório. Neste caso, vale a instalação fora. Além de trazer mais conforto para o seu uso, evita uma maior desvalorização na revenda.
Central multimídia
A popularização dos sistemas multimídia criou um enorme mercado de centrais. Há diversas opções, inclusive as que vão além de ser apenas uma telinha maior para um rádio. Elas incluem conexão com Apple CarPlay e Android Auto, entre outras funções. Um item desses certamente ajuda na hora de revender o carro.
Sensor de estacionamento ou câmera de ré
Outro item que pode ser instalado fora. Se for um item ou opcional de fábrica é melhor, no entanto, diversas empresas comercializam o equipamento para vender posteriormente. É um bom diferencial para ter no seu carro, facilita a vida na hora de estacionar e ainda é um diferencial na hora de anunciar.
Banco de couro
Pode até parecer estranho em um país com o clima do Brasil, contudo, o banco de couro é extremamente valorizado. E também não precisa ser o de fábrica ou de couro legitimo: os proclamados “sintéticos” também fazem bem a função. Vale sempre colocar na balança o clima da sua cidade e o preço do item antes de decidir pelo revestimento. E, claro, conservá-lo corretamente.