O projeto Cine em Cena, da Secretaria da Cultura (Secult), exibe, nesta sexta-feira (5/5), o longa-metragem “Xingu – Baseado em uma história real”. A película é exibida em duas sessões gratuitas, às 9h e às 14h, no cineteatro da Pracinhas da Cultura, situada na Avenida Luiz Gonzaga, s/n.º, no Phoc III.
Xingu é um filme brasileiro que mostra a história dos irmãos Villas-Bôas, idealizadores do Parque Indígena do Xingu, a partir do momento em que se alistaram para a Expedição Roncador-Xingu, iniciada em 1943. A missão foi parte dos esforços do governo brasileiro, durante o Estado Novo (1937-1945) de Getúlio Vargas, para concretizar a interiorização do Brasil por meio do desenvolvimento e povoação das regiões Centro-Oeste e Norte, através da política pública Marcha do Oeste.
Lançado em 2011, o filme tem direção de Cao Hamburger (Castelo Rá-Ti-Bum, série TV; O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias) e roteirizado por ele, Elena Soárez (Eu, Tu, Eles; Casa de Areia) e Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?; É Proibido Fumar). No elenco, nomes como o de João Miguel (Estômago; Cinema, Aspirinas e Urubus), Felipe Camargo (Roda de Fogo; Som & Fúria, série TV), e Caio Blat (Carandiru).
Com 102 minutos de duração, o longa já foi assistido por cerca de 370 mil espectadores desde o seu lançamento. A classificação indicativa do filme é de 12 anos, embora se o menor estiver acompanhado de um responsável, devidamente identificado, poderá ter sua participação autorizada durante a exibição da película no Cine em Cena.
A iniciativa é realizada através do subprograma Camaçari Tem Cena e acontece a partir da doação de DVDs de longas-metragens nacionais feita pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE). A ação tem o objetivo de permitir o amplo acesso da população às produções cinematográficas, dando visibilidade ao audiovisual brasileiro, além de fomentar o hábito de consumo da arte cinematográfica.