A Bahia passa a contar com um moderno equipamento para a realização de diversos tipos de eventos. É o Cineteatro 2 de Julho, entregue para a população pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (26). Localizado na sede do IRDEB, no bairro da Federação, em Salvador, o antigo teatro, fundado em 1969, foi transformado em uma estrutura completamente nova, ampliada e modernizada, com equipamentos de alta tecnologia e novas possibilidades de utilização e serviços.
Durante a cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância de espaços públicos como este, cujo acesso seja viável para toda a população. “Nós estamos reconceituando o teatro. Os teatros urbanos muitas vezes têm ingressos caros, afastando os que não têm condições de entrar em um espaço nobre como este”. O gestor ainda lembrou que as novas escolas estaduais incluem teatros, reforçando a importância da valorização da cultura e da arte para a educação, e afirmou que o Cineteatro 2 de Julho é um espaço que deverá ser frequentado pelos estudantes e professores das redes pública e privada, bem como por toda a população.
Para realizar a maior obra desde a sua fundação, foram investidos R$ 8,9 milhões em novos equipamentos e na sua antiga infraestrutura física. A requalificação completa do espaço permitiu a instalação de um novo projeto de isolamento acústico, uma nova central de ar condicionado, um moderno sistema de sonorização, um conjunto completo de equipamentos de iluminação cênica, um projetor de cinema de alta qualidade e a maior tela de projeção retrátil da Bahia.
A secretária de educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, relembrou que esteve no antigo teatro localizado no IRDEB há 15 anos, quando começou a lecionar na rede de ensino estadual. “Essa inauguração é cheia de emoção, porque é um equipamento que está no coração da cidade, na Federação, e aberto ao público, aberto a quem mais precisa de um espaço como esse”.
Os espetáculos e eventos terão à disposição agora telões de led multiuso para ambientar o cenário das apresentações em um novo palco. Com a substituição das poltronas, o Cineteatro 2 de Julho passa a ter a capacidade ampliada para 171 lugares, incluindo 2 lugares para pessoas em cadeiras de rodas, 2 lugares para pessoas obesas e 2 lugares para pessoas com mobilidade reduzida.
Além da sala de cinema e teatro onde acontecerão estes e outros eventos, o espaço passa a contar ainda com um café restaurante para os visitantes, áreas de convivência e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. A modernização incluiu um novo sistema de combate à incêndios e 2 amplos e confortáveis camarins para os artistas. Durante a obra foram substituídas todas as estruturas para a modernização arquitetônica do prédio, com uma nova iluminação externa e um paisagismo para tornar o espaço ainda mais agradável. A obra ainda substituiu o antigo do muro da instituição por vidros, que permitem uma maior integração do espaço público com a comunidade, além de uma nova recepção/entrada para os visitantes.
Flávio Gonçalves, diretor geral do IRDEB, explicou o funcionamento do espaço, destacando a vocação do Cineteatro 2 de Julho para integrar diferentes linguagens artísticas, promover a cultura e a produção teatral, musical e cinematográfica do povo baiano e garantir o acesso da população. “Que o povo da Bahia possa ocupar e utilizar, defender e ter orgulho desse espaço público que estamos construindo aqui. Vamos priorizar atividades gratuitas para que o povo possa entrar e ter acesso a essa experiência transformadora”.
O diretor geral adiantou que os segmentos artísticos serão convidados a conhecer o equipamento. “Nós faremos também reuniões para apresentar esse espaço para o universo da arte, da cultura, da música, do cinema, do circo, do teatro. Faremos uma série de eventos aqui para convidar quem produz arte e cultura a virem para cá”, comentou, ao anunciar eventos que já estão programados para este ano, como o debate dos candidatos à prefeitura de Salvador; uma mostra de Cinema Africano, com 40 diretores de 11 países da África; e uma mostra de Cinema Indígena, com 50 obras produzidas por povos de diversos territórios do Brasil.
O evento de inauguração do equipamento, que teve o jornalista Jhonatã Gabriel como mestre de cerimônia, contou com a presença de diversas autoridades do executivo e legislativo estadual, órgãos públicos e representantes de setores da sociedade civil. No palco aconteceram apresentações artísticas do Afoxé Filhos de Gandhy, Núcleo de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA, um monólogo poético do ator Jackson Costa, acompanhado pelo contrabaixo da musicista Kívia Santos, e ainda um pocket show do cantor e compositor Tatau.
Em sua performance, o ator Jackson Costa enalteceu a importância do novo espaço. “’Esse cineteatro aqui, belíssimo, atende as produções locais. Isso é muito importante e poderoso. Um teatro de porte médio como este para que a gente veja o olho da plateia e a plateia possa perceber também o olhar do artista”.
O músico Tatau também revelou sua emoção e seu carinho pelo lugar. “Quando pensei em ser artista, pelos 16 anos, e investir na minha carreira, o primeiro lugar que eu tive aula foi aqui”. E completa afirmando que poder cantar o hino da Bahia neste espaço, chamado 2 de Julho, “não tem preço”.
O nome ‘2 de Julho’ é uma homenagem às mulheres e aos homens que lutaram para garantir a independência da Bahia e do Brasil em 1823. A iniciativa é mais uma ação do Governo do Estado para resgatar, valorizar e manter viva a história do movimento popular realizado na Bahia, que resultou na vitória das forças baianas e brasileiras na luta pela independência do Brasil em relação a Portugal.
O Cineteatro vai promover e receber atividades como peças de teatro, shows, exibições de filmes e documentários, espetáculos de dança, além de realizar diversos tipos de eventos como festivais, mostras, debates, aulas, palestras e premiações. Com uma estrutura de transmissão ao vivo com novas câmeras e completamente integrado a TVE, a TV Educa Bahia e a Rádio Educadora FM, o espaço vai permitir que a população tenha acesso aos eventos e programas que serão produzidos neste novo espaço, seja presencialmente ou através da TV, Rádio e Internet.
Entre os diversos projetos que serão realizados no espaço estão atividades com estudantes de escolas públicas, impactando no processo de aprendizado destes(as) alunos(as). O espaço vai promover o protagonismo da juventude com atividades em que os estudantes poderão ocupar o palco sendo figuras centrais das apresentações e eventos.
Fotos: Matheus Landim/GOVBA