Quando o tratamento conservador não traz os resultados desejados, o caminho é a cirurgia para a colocação de uma prótese de quadril
Você sente dor na região do quadril e dificuldade para se movimentar? Saiba que esses podem ser sintomas de artrose de quadril. Essa condição limita a mobilidade do indivíduo, comprometendo a sua qualidade de vida e bem-estar. Recentemente, o presidente Luís Inácio Lula da Silva foi submetido a uma artroplastia do quadril para tratar o problema.
O ortopedista e especialista em quadril da Clínica CICV, Alexandre Meirelles, explica que a artroplastia é recomendada quando o paciente, além de sentir muitas dores, tem a capacidade funcional afetada, implicando na redução da qualidade de vida. “O tratamento definitivo é a prótese de quadril. Na cirurgia, a articulação do quadril que está desgastada é substituída por uma artificial, compondo um novo quadril seguro e confortável para o paciente”, esclarece Meirelles.
Artrite, artrose e desgaste articular são algumas das doenças mais comuns que acometem a estrutura do quadril e que podem levar a uma cirurgia de colocação de prótese. “A artroplastia total é indicada para reconstruir qualquer tipo de articulação do corpo, entretanto, as de quadril e joelho são as mais frequentes”, afirma o ortopedista especialista em quadril da Clínica CICV, Humberto Costa Jr.
A perspectiva de durabilidade da prótese é de 20 a 30 anos. Se o paciente for jovem, existe a possibilidade de que ele tenha que trocá-la ao menos uma vez ao longo da vida. Ainda de acordo com o médico Humberto Costa Jr., no pós-operatório, o paciente precisa de acompanhamento fisioterapêutico para que os movimentos do quadril sejam retomados.
Os cuidados na CICV incluem diversas subespecialidades da ortopedia como mão, quadril, ombro, coluna vertebral, joelho, ortopedia pediátrica e traumatologia.