A manhã desta terça-feira (17) foi bastante movimentada na sede da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, localizada em Mar Grande, na Ilha de Itaparica. O dia começou com os estudantes das escolas municipais Telma Régis e Luís Eduardo Magalhães e da escola particular Universidade da Criança. Ao todo 72 crianças e 12 profissionais destas escolas participaram da palestra “Dicas importantes para o sucesso do nosso Movimento Ambiental”. O Evento promovido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) teve como objetivo celebrar a passagem do Dia Mundial Pela Limpeza da Água, comemorado na quinta-feira (19), e contou com o apoio da PRÓ-MAR, por meio do Projeto Mares – iniciativa realizada através da parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental – e da Associação de Amigos de Mar Grande (AAMG).
Clean up Day
Após a palestra e visitação guiada dos estudantes ao Centro de Interpretação Ambiental do Projeto Mares, o grupo escolar, acompanhado dos professores e membros do Projeto seguiram para a praia do Duro, localizada na frente da sede da ONG, de onde foram recolhidos x kg de lixo. Entre os resíduos coletados materiais plásticos descartáveis (copos, pratos, talheres e sacolas), pets, palitos de picolé, garrafas de vidro, entre outros. A iniciativa contou ainda com uma ação de limpeza submarina realizada pelos mergulhadores que atuam na equipe científica do projeto, totalizando a retirada de 236 kg de lixo retirados de uma área de aproximadamente 150 metros.
As ações de limpeza, além de celebrar o Dia Mundial pela Limpeza da Água, marcam a participação do Projeto Mares no Clean up Day – movimento cívico que une milhões de pessoas em mais de 190 países pelo mundo. Realizado pelo sétimo ano no Brasil, o evento que tem por objetivo mobilizar a comunidade para a importância do descarte correto de resíduos este ano acontece nesta sexta-feira (20).
Destacando a grande quantidade de lixo encontrada na praia, principalmente de microplásticos, material que dificulta a limpeza, a estudante do Colégio Municipal Luís Eduardo Magalhães, Hairla Vitória falou sobre a importância da sua participação e dos colegas na ação realizada nesta terça-feira. “Temos que limpar a nossa praia para termos um lugar muito mais bonito e limpo e não termos prejuízos no futuro. É muito triste encontrar tanto lixo deixado por moradores e turistas em nossa praia”.
Professor de Educação Física da Escola Municipal Telma Régis de Andrade, Murilo Gonçalves, avalia a participação dos estudantes no evento como de fundamental importância para o desenvolvimento de conscientização ambiental, da importância de manter não só a praia mais, também, outros ambientes públicos, sempre limpos e que estas iniciativas não estejam restritas à participação em ações pontuais, mas sim, que façam parte do dia a dia de cada um.
O material recolhido será destinado ao aterro sanitário local.