Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam que, em 2019, 6.570 novos casos de câncer serão registrados somente em Salvador. Esse número quadriplica quando o assunto é Brasil, onde o registro esperado é de 27 mil novos casos da doença. Oncologia, no entanto, é uma das especialidades médicas com menos atuantes e os pacientes acabam esperando muito por um agendamento. No intuito de facilitar o acesso e, assim, possibilitar o diagnóstico precoce, a Clínica FTC passa a oferecer atendimento ambulatorial gratuito em Oncologia para pacientes que apresentam sinais ou sintomas de câncer.
Além de atender essa demanda reprimida, com a abertura do ambulatório de Oncologia na Clínica FTC, pessoas que enfrentaram um tratamento de câncer no passado também poderão ser atendidas, assim como pacientes assintomáticos. “As consultas servirão também como rastreamento de doenças oncológicas em pacientes com idades para as quais já existe um protocolo de rastreamento de lesões que, futuramente, possam causar um câncer”, explica o coordenador acadêmico do curso de Medicina da FTC, Ronaldo Carneiro.
A partir deste mês, na Clínica FTC, localizada no Ogunjá, serão oferecidos 70 atendimentos em Oncologia mensalmente. Na unidade, também estão abertos agendamentos para consultas nas áreas de Infectologia (120 vagas), Hematologia (70 vagas), Pneumonologia para adulto (140 vagas) e Pneumonologia Pediátrica (80 vagas). As cinco especialidades somam 480 consultas gratuitas para este mês.
Os interessados devem entrar em contato com a central de marcação para realizar agendamento, exclusivamente por telefone, através do número (71) 3276-3377, das 7h às 17h. As consultas acontecem de segunda a sexta-feira, no mesmo horário.
|SERVIÇO|
Atendimento Médico Gratuito | Especialidades: Oncologia, Infectologia, Hematologia e Pneumologia (adulto e pediátrica)
Onde: Clínica FTC | Av. Vale do Ogunjá, 232, Brotas
Quando: A partir de 1º de abril até completar o preenchimento das vagas
Marcação: Exclusivamente através do telefone (71) 3276-3377