Prover um ensino completo, preparando profissionais capacitados para promoção da saúde e bem estar dos animais, é uma das funções da Clivet, clínica-escola do curso de veterinária da UNIFACS que, após um breve recesso, volta a atender animais domésticos com
“Animais silvestres são considerados os animais que realizam seu ciclo biológico ou parte dele no território local”, explica a professora Simone, coordenadora da clínica que exemplifica: “alguns dos animais silvestres brasileiros são o lobo guará, papagaio tamanduá e são protegidos pelas leis de proteção à fauna”.
Quanto aos pets não convencionais, a professora explica que são animais como hamsters, coelhos e calopsitas, que são animais pertencentes a outros países (exóticos), mas que perante a legislação Brasileira são considerados domésticos.
Entre os serviços oferecidos estão consultas de clínica geral, oftalmologia, dermatologia, ortopedia, fisioterapia, cirurgia, além de exames como análises clínicas, histopatologia, raio
“Entendemos como algo de extrema importância que nossos estudantes estejam diretamente inseridos com animais de diversas espécies”, explica a professora Simone. “Na rotina profissional, podem se encontrar em situações que exigem conhecimentos específicos para cada espécie e, dessa forma, podem contribuir para a saúde das famílias multiespécies”.
Funcionando há dois anos no bairro da Boca do Rio, o espaço é local de aprendizado pra alunos e de atendimento para animais de diversas espécies. Tutores já podem agendar procedimentos para seus animais no número: (71) 3203-2649, de segunda a sexta, das 07h às 20h e, sábado, das 07h às 12h.