Depois da Península Itapagipana, comerciantes, comerciários e consumidores de Periperi e adjacências, na região do Subúrbio Ferroviário, conhecerão gratuitamente seus direitos e deveres nas relações de consumo por meio do programa Codecon e Você, promovido pela Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon). O evento educativo e de prestação de serviços acontece na próxima terça-feira (20), das 8h30 às 10h, na Igreja Batista Nacional Bom Samaritano, na Avenida Afrânio Peixoto, 10, Praça Catarina Paraguaçu.
Com carga horária de 90 minutos, o curso abordará temas do dia a dia de consumidores e fornecedores, como superendividamento, juros abusivos, garantia estendida, regras para informação de preço, validade, composição, troca de produtos, oferta e propaganda, normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Todos receberão certificado de participação. Já os fornecedores serão agraciados com o Selo de Fornecedor Consciente 2019, para que possam fixar nos próprios estabelecimentos.
A diretora da Codecon, Roberta Caires, diz que o programa, além transformar as relações de consumo no comércio popular formal, vai aproximar a população dos serviços gratuitos prestados pelo órgão, reduzindo conflitos na área do consumidor. “Estimulamos relações de consumo mais equilibradas, com apoio jurídico e cálculos de juros abusivos gratuitos. Mas acreditamos que, formando fornecedores mais conscientes e consumidores bem informados de seus direitos, o equilíbrio se estabelecerá de uma maneira sustentável e natural”, lembra.
Educação consumerista – Idealizado para ser um programa de capacitação continuada, o Codecon e Você prevê cursos periódicos. Serão visitadas mais de dez localidades até o fim do ano, atingindo pelo menos 150 bairros da cidade.
A diretora reafirmou a visão do órgão de Educar, Proteger e Defender o consumidor de Salvador, salientando a importância do fornecedor para a cidade. “Hoje, lojistas e donos de empreendimentos já entendem a importância de fidelizar e encantar clientes, por isso, mostraremos o melhor caminho para tornar essa relação amistosa”, complementou Roberta.
Serviço – Na oportunidade, consumidores receberão também orientações sobre cálculos de juros abusivos cartão de crédito, empréstimos, financiamento de veículos, contas de água, luz, telefone e saberão como recorrer à Codecon em caso de conflito consumerista. Para o Codecon e Você, equipes do órgão se mobilizaram por uma semana, convidando a população local para o evento.