A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 82 ocorrências na cidade por causa da chuva que atingiu a capital baiana na manhã desta segunda-feira (29). Até por volta das 16h, o órgão tinha registrado 12 deslizamentos, três deles no bairro de Valéria, Itapuã e outro no Cabula. Não há registro de feridos.
Segundo a Codesal, também foi registrada uma queda de árvore, no bairro de Pau da Lima. Quatro alagamentos de imóvel, 19 ameaças de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro, 16 ameaças de deslizamento, cinco árvores ameaçando cair, duas avaliações de imóvel alagado, um poste ameaçando cair e nove orientações técnicas.
As regiões com maior quantidade de chuvas na capital foram Pituaçu, com 74,8 mm e o Centro Administrativo da Bahia (CAB), com 51,2 mm. Outras áreas que concentraram grande volume de chuvas foram Campinas de Pirajá (49,4 mm), Tancredo Neves (45,4 mm) e Bom Juá/Marotinho (42,2 mm).
A Codesal permanece com o plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Chuva em Salvador
A Avenida ACM, uma das principais de Salvador, ficou alagada em ambos os sentidos, na altura do Hipermercado Walmart, na manhã desta segunda. A situação deixou o trânsito congestionado e alguns motoristas relataram que precisaram desligaram os carros para esperar a água baixar.
Segundo a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), além da Avenida ACM, os motoristas encontraram pontos de alagamentos na região da rodoviária; no cruzamento da Avenida Manoel Dias com a Rua Espírito Santo, no bairro da Pituba; na Avenida ACM, na região próxima ao shopping Itaigara e na Rua Nilo Peçanha, na Calçada.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que o tempo nublado com pancadas de chuva permaneça em Salvador ao longo desta semana. Nesta segunda, os termômetros variam entre 21ºC e 28ºC. Na terça, a temperatura mínima prevista é de 22ºC e a máxima de 26ºC.
G1