Ação identificou irregularidades nas medições das propriedades que utilizam a energia para irrigação
A Coelba realizou operação de combate ao furto de energia na região Oeste da Bahia durante o mês de maio. Técnicos da distribuidora percorreram a Zona Rural dos municípios de Correntina, Cocos e Jaborandi. Diversas irregularidades forma encontradas em fazendas produtoras de algodão, milho, café e soja. Foram autuadas 38 unidades consumidoras, 11 delas com fraude e identificadas, além de duas ligações clandestinas. A quantidade de energia desviada e utilizada para irrigação é suficiente para abastecer o município de Coribe durante um mês.
O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Como denunciar
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantem um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou o site www.coelba.com.br
|