A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, lançou hoje, dia 23, o Projeto Piloto de Arborização Urbana em Juazeiro. Para este projeto, mais de mil mudas de árvores serão plantadas no bairro do Cajueiro. O evento de lançamento foi realizado às 9h, na Rua do Umbuzeiro, Campo do Adelhão, e marcou o início do plantio. Na ocasião, estiveram presentes representantes da Coelba, Instituto Marí – responsável pela condução de todo o projeto em Juazeiro – o secretário de Meio Ambiente, Agenor Amaral e representantes da comunidade. O projeto tem como objetivo aumentar a qualidade de vida na cidade através do plantio de árvores adequadas ao convívio com a rede elétrica.
O Projeto Piloto de Arborização Urbana em Juazeiro utilizará espécies nativas, a exemplo do imbiruçu, craibeira, baraúna e imburana-de-cheiro, na arborização de ruas e praças do bairro Cajueiro para contribuir com a manutenção da biodiversidade do Bioma Caatinga na região. “A arborização urbana melhora o ambiente influenciando na temperatura, umidade, protegem contra a poeira, melhora a qualidade do ar, entre outros aspectos”, explica Mariella Revilla, Engenheira Florestal da Coelba, responsável pelo projeto.
O projeto foi iniciado com a assinatura do convênio com o Instituto Marí e conta com apoio da Agrovale. O primeiro passo foi um diagnóstico qualitativo e quantitativo da arborização do bairro Cajueiro. Foram produzidas mudas de espécies nativas do Bioma Caatinga a partir de coletas de sementes em Juazeiro, Petrolina e região. As sementes coletadas foram submetidas a tratamentos de quebra de dormência e semeadas no Viveiro de Mudas Nativas, localizado na Coelba de Juazeiro, construído para atender ao Projeto. A seleção das espécies levou em consideração a capacidade de adaptação na cidade, desenvolvimento no local de plantio, além de características como porte, sistema radicular e suas características fenológicas. Todo esse cuidado, visando o sucesso do desenvolvimento das mudas no meio urbano.
Também foi realizado um levantamento para delimitar ruas, avenidas, casas, praças, passeios, áreas arborizadas, distribuição da rede elétrica e demais componentes urbanos, que resultou em um mapa do bairro. As informações contidas neste documento serviram para subsidiar o Plano de Arborização Urbana, elaborado em parceria com a prefeitura de Juazeiro, que tem como objetivo evitar futuros conflitos entre a arborização e os diversos componentes urbanos, a exemplo do desenvolvimento das espécies em relação à rede elétrica. Árvores em contato com a rede elétrica resultam em necessidade de podas consecutivas e, muitas vezes, em interrupções no fornecimento de energia, já que, ao tocar na rede, os galhos podem provocar curtos-circuitos. O Plano de Arborização Urbana indica as espécies adequadas ao local de plantio disponível e quando for necessário, substituir ou remover espécies existentes por motivos de incompatibilidade com o meio urbano. O Plano será entregue à Prefeitura para que o órgão possa implementá-lo em todo o bairro e, a partir do piloto, expandir para toda a cidade.
Reuniões de sensibilização – Foram realizadas reuniões com a comunidade do bairro Cajueiro, com o objetivo de apresentar o projeto e sensibilizar os moradores para uma parte muito importante: o cuidado e a preservação das mudas a serem plantadas. A ideia é que os próprios moradores se envolvam nesses cuidados, adotando as árvores plantadas em frente às suas residências. “As novas árvores plantadas garantirão mais qualidade de vida e mais bem-estar para a comunidade do Cajueiro e para a cidade de Juazeiro”, explica a engenheira Mariella Revilla. O Projeto Piloto de Arborização Urbana em Juazeiro está sendo realizado em cumprimento à condicionante ambiental da Linha de Distribuição de 69 kV Juazeiro II/Salitre III.