Ação realizada em parceria com a Prefeitura de Salvador tem foco no ordenamento dos cabos telefônicos instalados de forma indiscriminada em postes da rede elétrica. Empresas de telefonia foram notificadas e tiveram prazo para realizar adequações.
Durante ação de ordenamento de cabos de telecomunicação instalados indiscriminadamente em postes da rede elétrica no bairro do Imbuí, nos dias 23 e 24 de julho, a Coelba retirou cerca de 1,5 tonelada de cabos irregulares. Realizada com o apoioda Guarda Municipal, a atividade percorreu a Avenida Jorge Amado, no trecho entre o Shopping Imbuí e a Avenida Octávio Mangabeira, com o objetivo de observar o cumprimento das regras de instalação de fios por parte das empresas de telefonia em 91 postes da via.
Instalados de forma indiscriminada, os cabos telefônicos podem representar um risco para a população e provocar acidentes. A Coelba realiza, periodicamente, a fiscalização dos postes com o objetivo de certificar se as empresas de telecomunicações estão instalando corretamente os equipamentos. Ao identificar irregularidades, a distribuidora notifica as operadoras para que realizem a adequação dos cabos. Caso a empresa de telecomunicação não realize o correto alinhamento dos fios, a Coelba faz a remoção com o objetivo de garantir a segurança dos clientes.
No caso da Avenida Jorge Amado, as operadoras com contrato de compartilhamento de postes com a concessionária foram notificadas e não realizaram a readequação dos cabos instalados nos postes da localidade. A ação conta ainda com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias de Mobilidade (Semob) e de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).