O Comitê Olímpico Internacional confirmou na manhã desta segunda-feira (30) que os Jogos Olímpicos de Tóquio acontecerão de 23 de julho até 8 de agosto de 2021 e a Paralimpíada vai ser de 24 de agosto até 5 de setembro. Os dois eventos tinham sido adiados por causa da pandemia do coronavírus.
A decisão foi tomada depois de reunião telefônica entre o presidente do COI Thomas Bach, o presidente de Tóquio 2020 Mori Yoshiro; da governadora de Tóquio Koike Yuriko e do ministro olímpico e paralímpico Hashimoto Seiko, e concordaram com o novo cronograma.
No comunicado oficial, as autoridades dizem que a nova data foi escolhida em conjuntos com as federações esportivas das 33 modalidades representadas no Jogos e os comitê nacionais dos países participantes.
Levou em consideração três pontos para escolha: proteger a saúde dos atletas e de dos envolvidos, e apoiar a contenção do vírus covid-19; proteger os interesses dos atletas e do esporte olímpico; e o calendário internacional de esportes global.
Com o adiamento por um ano, os organizadores acreditam que seja o tempo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia do COVID-19.
Além disso, vai ter tempo suficiente para que as federação esportivas consigam fazer as competições classificatórias também adiadas pela pandamia.
R7