As bandas afro Muzenza e A Mulherada se preparam para a segunda semana de apresentações da programação musical fixa do Centro Histórico de Salvador. As atrações se apresentam nesta quarta (18) e quinta-feira (19), respectivamente, levando gratuitamente boa música para baianos e turistas. Os shows marcam o retorno do Cole no Centro, iniciativa que foca na reocupação do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador, com ações de fomento à cultura e valorização da economia regional coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
O grupo Muzenza dá início ao cortejo na sede do bloco, na Rua das Laranjeiras, 22, a partir das 16h, e depois ganha as ruas do Pelourinho. No dia seguinte e no mesmo horário, a banda d’A Mulherada se reúne na sede da instituição, na Rua do Tesouro, 39 e segue em desfile pelo Centro Histórico.
Animada para a segunda apresentação, a dançarina do Muzenza, Cláudia Mattos, destaca a importância de o Centro Histórico abrigar uma programação que valoriza as entidades afro. “Os blocos afro de Salvador precisavam, além de outras iniciativas, de espaços como esse para reafirmação de identidade cultural. Foi lindo embelezar o Centro Histórico com nossas cores, sons e dança, como parte de uma luta incansável pela resistência. Nesta quarta vamos repetir a dose e será novamente incrível”, aposta.
Programação fixa – A semana é sempre recheada de shows e cortejos com grandes atrações que valorizam a cultura afro. A animação nos sábados fica a cargo da banda Didá, que se apresenta às 16h na Rua Maciel de Cima, 19. Já aos domingos, a programação tem o show e cortejo dos Filhos de Gandhy, com saída na sede do bloco, na Rua Maciel de Baixo, 53, às 16h. O Cortejo Afro agita o “segundou”, com apresentações a partir das 16h, na sede situada na Rua Santa Isabel, 6, no Pelourinho.
Fotos: Secom/PMS