Na última quarta-feira, o Bahia bateu o Vasco de forma inquestionável na Arena Fonte Nova, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Superior, o Tricolor promoveu uma linha de marcação alta, envolveu o adversário e criou chances de golear. O placar de 3 a 0 serve de inspiração para o time baiano neste domingo, quando enfrenta o São Paulo, às 16h (de Brasília), em Salvador, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O desafio do Bahia consiste em superar a falta de gols na Série A. Enquanto conseguiu balançar as redes três vezes em uma partida da Copa do Brasil, a equipe tricolor vem de dois jogos sem marcar no Brasileirão. Com apenas um gol marcado em quatro rodadas, o time treinado por Guto Ferreira está entre os clubes com pior desempenho ofensivo na competição, ao lado de Ceará e Cruzeiro.
Apesar de ter poucos gols marcados, o Bahia finaliza muito. Foram 55 chances criadas durante o Brasileirão, quinto time que mais chega ao ataque no torneio. O meia Zé Rafael é o jogador que mais arrisca da equipe, com 12 finalizações. Durante a semana, ele falou sobre o problema ofensivo tricolor e pontuou que o jogo do Vasco serve de exemplo para a partida deste domingo.
– A gente tem criado muitas situações de gol. Ontem [quarta-feira] a gente foi eficiente. Até tiveram algumas jogadas que eles conseguiram tirar em cima da linha. Nossa equipe conseguiu um dos jogos mais eficientes do ano. Tem muito disso dessa ansiedade, de matar logo o jogo, de definir logo o lance. Isso acaba atrapalhando sem dúvida. Tem que entrar como foi nesse jogo [contra o Vasco], com tranquilidade, mas não com lerdeza. Aproveitar as chances e fazer boas partidas como foi a de ontem.
Ser mais preciso na pontaria é decisivo para o Bahia subir na tabela de classificação. Com quatro pontos, o Tricolor aparece na 15ª posição. A Chapecoense, primeiro time do Z-4, tem apenas um ponto a menos.
Para encarar o São Paulo, Guto Ferreira seguirá sem o meia-atacante Marco Antônio, que se recupera de uma entorse no tornozelo. Júnior Brumado está com a Seleção Brasileira Sub-20 e desfalca o Bahia. Tiago e Rodrigo Becão, com lesões musculares, completam a lista de ausências. O único reforço da equipe está no setor defensivo. Recuperado de um problema na coxa, Douglas Grolli treinou com bola durante a semana e está à disposição. Outro jogador que retorna é o lateral-direito Nino. A tendência é que Guto Ferreira monte a equipe com Douglas; Nino, Everson, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Vinícius, Zé Rafael e Élber; Edigar Junio.
O jogo
Bahia x São Paulo, 5ª rodada do Campeonato Brasileiro;
Local: Arena Fonte Nova, Salvador;
Horário: 16h (de Brasília);
Transmissão: TV Globo para SP, SC, BA e PE (com Cleber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba) e Premiere (com Thiago Mastroianni e Jorge Allan)
Time provável: Douglas; Nino, Everson, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Vinícius, Zé Rafael e Élber; Edigar Junio;
Desfalques: Tiago e Rodrigo Becão (lesões musculares), Marco Antônio (entorse no tornozelo) e Júnior Brumado (com a Seleção Sub-20);
Pendurados: ninguém.
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa) apita a partida, auxiliado por Helcio Araujo Neves (CBF) e Heronildo Freitas da Silva (CBF). O trio é do Pará.
Informações do Globo Esporte Bahia