O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), José Edivaldo Rocha Rotondano, fez um apelo para que os eleitores cheguem cedo aos locais de votação, no dia 7 de outubro, para evitar formação de grandes filas. De acordo com ele, como Salvador e outros 97 municípios usarão biometria no pleito, pode haver atraso no processo, já que a técnica exige, por exemplo, que pelo menos cinco dedos de uma mão sejam biometrizados.
“O sistema é simples, mas, a depender, demorará mais um pouco. A colheita da impressão digital é de, pelo menos, cinco dedos, o que deve demorar mais um pouco. Queria pedir à população que tivesse paciência e não atrasasse”, pediu Rotondano.
Ainda segundo o presidente da Corte, a depender do andamento da votação, ela pode passar das 17h em alguns locais, horário em que termina o horário de votação. “A eleição começa às 8h e termina às 17h. O eleitor que chega na seção até às 17h, vai votar. Ultrapassou esse período, não vota. O que acontece é que a fila pode demorar por causa da quantidade de pessoas que compareceu”, explicou.
Ele também defendeu a segurança da biometria. “A segurança muda muito porque, a partir de agora, temos segurança total, 100%, de que seu voto está na urna”, afirmou.
Bahia Notícias