Fechados há quase 4 meses por causa do novo coronavírus, os shoppings de Salvador podem ser reabertos ainda no mês de julho, caso a ocupação de leitos de UTI na capital baiana fique em, no máximo 75%, por pelo menos cinco dia. O anúncio foi feito nesta semana pelo governador Rui Costa (PT) e pelo prefeito ACM Neto (DEM), durante uma entrevista coletiva conjunta.
Na expectativa para a reabertura, empresários do setor já se mobilizaram para cumprir as exigências feitas pela autoridades para que os centros de compras voltem a funcionar. O G1 detalha o plano de reabertura e como está sendo a preparação e higienização dos shoppings para atender ao público, mantendo o distanciamento social e evitando o contágio da doença.
Funcionamento
O protocolo da primeira fase da reabertura dos shoppings define que o funcionamento vai ser das 12h às 20h, de segunda a sábado. No domingo, os centros comercias vão continuar fechados. Os estabelecimentos que ficam nas praças de alimentação só vão funcionar em esquema delivery e take away (retirada no local). O consumo no local está suspenso.
A capacidade máxima de clientes nos shoppings vai ser de uma pessoa para cada nove metros quadrados. Nas lojas, esse limite vai ser de um cliente a cada cinco metros quadrados. Os estacionamentos só vão poder ter 50% da lotação.
Todos os funcionários do centro de compras vão passar por testes a cada três semanas e deverão usar máscaras. O equipamento de proteção individual também deverá ser usado pelos clientes,.
Na maioria dos shoppings, o chão estará sinalizado com adesivos informando os clientes devem manter o distanciamento de 1,5 m entre outras pessoas. Também estarão disponíveis em pontos dos centros de compras, totens com álcool gel e câmeras termográficas que monitoram a temperatura dos clientes em tempo real.
Shopping da Bahia
- Entrada: Para entrar no centro comercial, o uso de máscara será obrigatório para todos os funcionários, comerciários, lojistas, prestadores de serviços e clientes.
- Capacidade de clientes: Em todas as lojas, haverá informação nas vitrines sobre a quantidade máxima de clientes, conforme determinação do decreto municipal. Os elevadores também terão capacidade reduzida para 30%.
- Estacionamento: Para quem vai fazer uso do estacionamento, os tíquetes serão emitidos sem contato físico e o pagamento da taxa poderá ser feito através do celular, no site do shopping.
- Higienização: O centro de compras instalou proteções de acrílico em pontos de atendimento presencial ao cliente, como o Balcão de Atendimento (CAC) e o espaço SDB Premium, além de divisórias entre os Caixas de Banco 24h.
- Serão distribuídos pontos de uso de álcool em gel 70% por todo o mall, com dispensers e totens com acionamento com o pé.
- Temperatura: também haverá medição de temperatura obrigatória para todos que acessarem o shopping.
- Sinalização: será com direcionamento de fluxo para escadas fixas, evitando aglomeração, e escadas rolantes, com indicação de uma pessoa a cada três degraus. Além disso, os banheiros passam a ter comunicação com foco na lavagem correta das mãos e marcações no piso, com orientação sobre o distanciamento mínimo de 1,5 m por pessoa em filas.
- Drive-thru: As operações em esquema drive-thru vão continuar funcionando, de segunda a sábado, das 12h às 20h. Atualmente, mais de 120 lojas estão participando do drive, que vem recebendo, em média, mais de 700 carros por dia.
- Não vai funcionar: Os fraldários e os serviços de manobrista de estacionamento estarão temporariamente suspensos, assim como as atividades recreativas. O funcionamento do cinema, restaurantes, salões de beleza e academia, seguirão diretrizes do decreto municipal de Salvador e não funcionarão nesta primeira fase.
Shopping Center Lapa
- Entrada: Uso obrigatório de máscara para todas as pessoas dentro do shopping. Ao chegar no local, o colaborador será orientado a lavar as mãos com água e sabão e trocar a máscara e as equipes que trabalham de uniformes, não podem usar os mesmos no percurso casa/trabalho/casa.
- Capacidade de clientes: Será permitido uma pessoa por 9m², em toda a área do shopping; Lojas: 1 pessoa por 5m².
- Higienização: será realizada uma limpeza completa do ar condicionado do shopping antes da reabertura e manutenção durante o funcionamento. Haverá reforço nos procedimentos de limpeza das áreas comuns, corrimões, escadas rolantes, elevadores, banheiros, etc. Será disponibilizado álcool antisséptico 70% em vários pontos do shopping, incluído portarias de acesso, elevadores, corredores, banheiros, praça de alimentação, etc. Serão distribuídos pontos de uso de álcool em gel 70% por todo o mall, com dispensers e totens com acionamento com o pé.
- Temperatura: será realizada medição da temperatura em todos os funcionários, lojistas, fornecedores e visitantes no acesso ao shopping pelas portarias e estacionamento, sendo vedada a entrada de pessoas com temperatura igual ou superior aos 37,8°
- Sinalização: demarcação do piso, com distanciamento de 1,5m nas filas de caixas eletrônicos, elevadores, escadas rolantes, banheiros, etc.
- Também haverá retirada de bancos e lounges de todo o mall, todas as cadeiras da praça de alimentação e cafés; Redução das cadeiras do refeitório para possibilitar o distanciamento
- Drive-thru: As operações em esquema drive-thru continuarão funcionando.
Shopping Bela Vista
- Entrada: o uso de máscara será obrigatório para todos os funcionários, comerciários, lojistas, prestadores de serviços e clientes.
- Capacidade de clientes: serão estabelecidos limites de público de acordo com a área do empreendimento, sendo, nas áreas comuns, 1 pessoa a cada 9m² (Limite de 5.500 pessoas simultâneas) e, nas lojas, 1 pessoa a cada 5 m². Quem tem mobilidade reduzida e é do grupo de risco terá prioridade no uso dos elevadores, que só permitirá o acesso de quatro pessoas por vez.
- Higienização: importação de uma tecnologia estrangeira que emite raios UVs nos corrimãos das escadas rolantes, o que impede a propagação de qualquer tipo de vírus, de maneira eficiente e ecologicamente amigável. Foram instalados 130 totens de álcool em gel em diversos pontos, sendo 30 por pedal, para que não haja contato com o equipamento.
- Temperatura: câmeras termográficas que monitoram a temperatura dos clientes em tempo real foram instaladas no shopping. O indivíduo que tiver mais de 37,5°, será abordado pela equipe de segurança.
- Sinalização e Estacionamento: serão de acesso ao cliente, tapetes de sanitização nas entradas e sensor para obter os tickets de estacionamento, não precisando mais apertar o botão.
- Drive-thru: as operações de comercialização de alimentos e bebidas funcionarão com restrições, incluindo o fechamento da Praça de Alimentação, sendo permitido apenas o serviço de delivery ou take away [retirada no local].
- Não vai funcionar: as lojas e áreas destinadas à recreação infantil, cinema e academia de ginástica.
Shoppings Salvador e Salvador Norte
- Entrada: o uso de máscara será obrigatório para todos os funcionários, comerciários, lojistas, prestadores de serviços e clientes.
- Capacidade de clientes: Os shoppings vão adequar e monitorar a capacidade de público, que vai restringir a uma pessoa a cada 9m² nas áreas comuns e, no caso das lojas, uma pessoa a cada 5m². Os elevadores destinados ao uso preferencial de idosos, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e com crianças de colo, com um número limitado de pessoas e marcações no piso.
- Estacionamento: Implementação de sensores de aproximação para evitar o toque em botões nas cancelas dos estacionamentos; higienização de 100% dos cartões de estacionamento após cada uso; Instalação de mensagens (visuais e auditivas) de conscientização e educativas nas cancelas de entrada; Estímulo ao pagamento por meio de aplicativo para evitar o contato (entre pessoas e máquinas).
- Os cooperados da empresa de táxi foram orientados sobre as medidas adotadas e foram instaladas sinalização de distanciamento nas filas de táxi e aplicativos.
- Higienização: Pulverização com produto com poder de desinfecção que atinge 99,9% de eficácia por 72 horas e realizada higienização constante; Nos dois shoppings, estão disponíveis mais de 300 pontos de álcool em gel. Foi feita a instalação de tapetes com ação bactericida em todas as portas de acesso dos shoppings. Vai ser feita pulverização diária para limpeza dos ambientes, como pisos e colunas, e a higienização dos ambientes será intensificada
- No ar-condicionado, foi intensificada a exaustão com abertura total, tratamento do ar exterior, renovação constante e os filtros que estão sendo trocados em intervalos menores. A limpeza vai ser reforçada nas áreas comuns, como elevadores, corrimãos, guarda-corpos, banheiros e outros locais onde há maior contato das pessoas;
- Nos banheiros, houve aumento da exaustão, suspensão da utilização dos secadores de mão, limpeza intensificada, pias e mictórios bloqueados para uso, respeitando distância de segurança entre eles.
- Temperatura: Os colaboradores, lojistas e prestadores de serviços têm a temperatura aferida na chegada e impedimos a entrada caso a temperatura esteja igual ou superior a 37,5°C.
- Sinalização: Marcação de piso indicando distanciamento de 1,5 m nos locais com filas de atendimento.
- As escadas rolantes estão sinalizadas indicando a distância correta entre os clientes e dispensers de álcool em gel estão disponíveis nos acessos à escada. As escadas fixas receberam sinalização orientando sobre o fluxo de pessoas.
- Drive-thru: Implantação dos serviços de Delivery e Drive Thru
- Não vai funcionar: empréstimo de carrinhos de bebê e pets serão suspensos temporariamente, os fraldários e Espaços Família serão higienizados antes e após cada utilização, além de estabelecer capacidade máxima de ocupação e controle de fluxo. O empréstimo de cadeiras de rodas será mantido com a sanitização a cada uso.
Shopping Paralela
- Limpeza: Será reforçada a limpeza de todos os pontos de contato do cliente. Totens com álcool em gel foram distribuídos em 26 pontos estratégicos do estabelecimento para uso do cliente. Os elevadores e banheiro também têm pontos de álcool em gel. O shopping vai fazer sanitizações do mall e usar filtros especiais nos equipamentos de ar-condicionado.
- Será feita aferição de temperatura e testagem de todos os times orgânicos, terceiros e lojistas.
- Distanciamento: foram instalados adesivos sinalizando e orientando sobre o distanciamento social.
- Uso de máscaras obrigatório. Caso algum cliente necessite de uma máscara, o shopping vai disponibilizar.
- Restaurantes: vão operar por drive-thru e take way (retirada)
- A comunicação foi reforçada para lembrar os cuidados necessários de combate ao novo coronavírus. O shopping tem sinalizações verticais, totens eletrônicos e físicos, e horizontais, como adesivos no piso.
- Estacionamento: Vai funcionar com sensor de presença, sem contato físico do cliente com equipamentos
G1