Cerca de 55 crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos e familiares são recebidos na sede da unidade todas as quartas-feiras.
Quando decidiram retomar os Projetos ‘Pão e Leite’ e ‘Cantinho da Leitura’, os integrantes da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho), em parceria com o Conselho Comunitário do bairro, não imaginavam a dimensão que tomariam. Todas as quartas-feiras, cerca de 55 crianças e adolescentes e familiares das localidades periféricas que abrangem a área da unidade são recepcionados com lanches e incentivo à leitura, em um espaço reservado para eles.
Duas horas. Pode parecer pouco, mas para garotada e os responsáveis que são assistidos há mais de um ano pela ação, o tempo é suficiente para se alimentarem bem, brincarem e ouvirem muitas histórias. Mesmo os pequeninos que ainda não sabem ler, se encantam com os coloridos das páginas.
A frente da unidade, a comandante da 12ª CIPM, major Cleide Milanezi, reforça a transformação que a ação tem proporcionado a essas pessoas. “São crianças de famílias carentes e precisam do nosso apoio. Quando os policiais passam pelas ruas onde elas moram, são bem recebidos e reconhecidos pelo trabalho. Fazemos questão de deixar claro que, o que somos hoje, é decorrente da dedicação aos estudos. E é isso que tentamos passar pra eles a cada encontro. Mostrar e incentiva-los ao hábito da leitura”, pontuou.
Embora já tenham parcerias, os projetos ainda precisam de ajuda. Doações de livros infantis, brinquedos, lápis de cor, materiais de cama, mesa e banho ou qualquer outra maneira que possa contribuir com essas ações são bem vindas, de acordo com a comandante.
A doação pode ser entregue na sede da 12ª CIPM, localizada na Rua Ilhéus, N. 47, Rio Vermelho. Entre os parceiros estão o Hotel Mercure Salvador, a Fundação José Silveira, o Clube de Leitura Kasa de Alice, a Riocopycopiadora e o Conselho Comunitário.