Digitalização da Minha Natura evitará emissão de poluentes equivalente a 186 voltas de carro ao redor da Terra. Formato online também passa a oferecer conteúdos regionalizados e ofertas mais competitivas para impulsionar o negócio de Consultoras de Beleza em todo o Brasil.
A revista voltada para as Consultoras de Beleza da Natura completa 15 anos em versão totalmente digital. A mudança no conceito de mobile first da publicação, desde 2017 chamada de Minha Natura, permitirá à empresa deixar de emitir 928 toneladas de gases de efeito estufa por ano, o que equivale a 186 voltas de carro ao redor da Terra. Com o novo formato, a Natura planeja evitar o descarte de 888,4 toneladas de papel, avançando ainda mais para alcançar a meta de zerar as emissões de carbono até 2030, compromisso assumido pelo grupo Natura &Co – do qual a marca faz parte ao lado de Avon, The Body Shop e Aesop.
A estratégia prevê ainda oferecer a mais de 1,4 milhão de Consultoras maior interatividade com ampla variedade de conteúdos, possibilidade de compartilhamento em redes sociais e regionalização de ofertas e de lançamentos. Entre os benefícios que oferece a revista digital estão uma customização mais ágil de acordo com o feedback das Consultoras e a inclusão de novos formatos compartilháveis de conteúdo.
“O objetivo é oferecer na palma da mão delas um material cada vez mais individualizado, com informações e ofertas frescas. Isso incrementa a atratividade e a usabilidade da Minha Natura, que conta agora com conteúdos em diferentes formatos, como vídeos, gifs e áudios, tornando a experiência muito mais inclusiva e interativa”, diz Julia Franchella, diretora de Conteúdo, Mídia e Comunicação na Natura.
A revista digital, que antes era oferecida em formato impresso ou em pdf, agora conta com capa e conteúdos regionalizados de acordo com as informações da localidade e o nível no plano de crescimento da Consultora. “Isso cria maior vantagem competitiva e amplia a identidade da rede em relação à sua região e às lideranças locais. Com a publicação online, podemos adaptar todos os conteúdos de acordo com o feedback delas, inclusive com o ciclo de pedidos aberto, o que potencializa o engajamento com a Natura e o próprio crescimento como Consultoras”, explica Franchella.
80% de Consultoras digitalizadas
O lançamento da Minha Natura online é mais um movimento importante na jornada de digitalização da marca, que desde 2012 vem apostando fortemente na ampliação de seu ecossistema digital. A iniciativa se soma ao lançamento de outros produtos e serviços que têm potencializado o modelo de social selling, como a ferramenta Minha Divulgação, uma biblioteca de vídeos e imagens que possibilita às Consultoras personalizar anúncios, e a plataforma de serviços financeiros &Co Pay, onde podem realizar e receber pagamentos, fazer transferências e consultar saldo e extrato.
A adesão às ferramentas e serviços digitais tem ocorrido de maneira veloz entre as Consultoras da marca, que registrou crescimento de 35% nas vendas online no primeiro trimestre deste ano. Atualmente, 80% das 2,1 milhões de Consultoras na América Latina usam plataformas digitais – app e web – e mais de 1,3 milhão possuem lojas virtuais. O número médio de Consultoras que compartilham conteúdos aumentou mais de 350%: apenas em 2020, 37,2 milhões de conteúdos foram divulgados. Em paralelo, treinamentos foram realizados para que elas aprimorassem o engajamento dos seus contatos com seu negócio nesses ambientes digitais.
“A jornada de digitalização facilita ainda o ingresso de novas Consultoras à rede da Natura e amplia a atratividade do modelo, despertando o interesse de gerações mais jovens, que já estão engajadas com a interação social no ambiente digital. Para nós, no entanto, o digital é um meio, e não um fim, já que as relações são e serão sempre a essência da Consultoria de Beleza e da própria Natura”, destaca Franchella.
Além da publicação para as Consultoras, a revista Espaço Natura, voltada para clientes, também ganhou uma versão digital e interativa desde o ano passado. A facilidade foi lançada no Brasil, na América Hispânica e na Malásia, quando as primeiras medidas de distanciamento social para conter a circulação do novo coronavírus foram adotadas. Agora, a Consultora tem a opção de dividir a versão online com seu cliente, que pode escolher seus produtos e finalizar a compra diretamente ou enviar seu carrinho de compras por WhatsApp para que ela conclua o pedido. Por sua vez, a Consultora pode direcionar a entrega para o endereço do cliente, gerar e enviar o link de pagamento e escolher se a venda será realizada de seu estoque próprio ou se a Natura fará a entrega.