O início das aulas na Rede Pública Municipal de Ensino está marcado para a próxima segunda-feira (10). Para tanto, antes de receber os estudantes, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promove a Jornada Pedagógica 2025, visando um planejamento mais formativo para o início do ano letivo. O evento, que reúne diretores, professores e técnicos, irá ocorrer na quarta-feira (5), a partir das 13h30, no Clube Social e Desportivo de Camaçari.
Centralizada na temática “Cuidar de Todos e de Cada um”, a jornada tem objetivo de fomentar uma educação baseada em três pilares: Cuidado, Acolhimento e Inovação. A expectativa é construir um currículo que responda às demandas da contemporaneidade.
Conforme a Seduc, a Jornada Pedagógica 2025 marca o início de um novo tempo na Educação Municipal de Camaçari. Ainda de acordo com a pasta, toda a comunidade escolar será envolvida, pois é uma oportunidade de reflexão e conexão, sobre uma educação com vistas na formação integral, que promova o respeito, a diversidade e a inclusão, impactando e transformando vidas, numa perspectiva que ressalta a necessidade de uma educação comprometida com a justiça social, onde o cuidado com cada indivíduo contribui para a construção da nossa sociedade, tornando-a mais justa e equitativa.
No que diz respeito à programação, além das discussões pedagógicas, que contará com a participação de Adriana Marmori, reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Luzia Mota, reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba); e Lucio Marcos Santos, diretor do Ifba – Campus Camaçari.
A grade, também, irá contemplar apresentações culturais, destacando artistas “pratas da casa”, ao mesmo tempo que promove a valorização dos talentos locais e fomenta a presença de uma identidade cultural mais próxima do ambiente escolar. Vale lembrar que a programação pode sofrer alteração.
Veja, a seguir, a programação da Jornada Pedagógica 2025 na íntegra:
– Credenciamento e Acolhimento (artes circenses, apresentação de saxes e esquete teatral);
– Abertura com Cássia Verena e Tássio Michel;
– Intervenção cultural com o grupo Musiflor, sob a regência do maestro Enoque Norberto;
– Cerimonial;
– Execução do Hino Nacional;
– Momento Político;
– Esquete com Matilde;
– Cerimonial;
– Mesa Redonda mediada pela professora e doutora, Rosineide Pereira Mubarack, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com contribuição de Adriana Marmori (reitora da Uneb); Luzia Mota (reitora do IFBA); e Lucio Marcos Santos (diretor do IFBA – Campus Camaçari)
– Cerimonial;
– Intervenção artística com reflexões e diálogos entre a música popular e erudita;
– Cerimonial;
– Intervenção artística com o Grupo Afetos (dança contemporânea e teatro);
– Cerimonial;
– Coffee Break / Voz e violão;
– Intervenção cultural com os comediantes Paulo Papel e Matheus Buente;
– Cerimonial;
– Encerramento com a Banda Samba Delas.