O presidente Jair Bolsonaro (PL) reduziu o número de compromissos oficiais em três anos. O levantamento foi divulgado pelo Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, com base na agenda divulgada pelo Palácio do Planalto. A pesquisa leva em conta todos os compromissos divulgados pela Presidência de 2019 a 2021 e não considera o tempo gasto em deslocamentos do presidente.
O ano de 2019, que marcou a estreia de Bolsonaro no Executivo Federal, foi o que ele mais cumpriu agendas públicas. Naquele ano, foram 2.002 compromissos oficiais.
No ano seguinte, a agenda do presidente sofreu uma redução de 19% em relação ao primeiro ano de mandato. Ao todo, Bolsonaro teve 1.610 compromissos públicos. Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia de coronavírus, o que forçou o chefe do Executivo a dar uma pausa em viagens.
Já 2021 foi o que menos teve registros de agendas. Enquanto o primeiro ano de governo somou mais de 2 mil compromissos, em 2021, foram publicadas 1.247 agendas. O número representa uma redução de 37,7% em três anos de governo.
Bahia Notícias