Jogando com o time completo, com Dátolo e Cleiton Xavier em campo, o Vitória iniciou a partida indo para cima do Botafogo (PB), na segunda rodada do Nordestão. No entanto, aos cinco minutos, num vacilo do lateral Salino, o lateral Fernandes chegou ao gol de Fernando Miguel. Daí para frente, o que se viu foi um banho de bola do time paraibano, contra um Leão retraído. Wanderson marcou logo em seguida, aproveitando outro vacilo da zaga, aumento para 2×0 ainda na primeira etapa. No segundo tempo o rubro-negro esboçou reação, diminuiu a diferença, com Cleiton Xavier, mas o Botafogo encaçapou mais dois com Marcinho e Wanderson. Fred ainda descontou em bela cobrança de falta, mas Foi Fernando Miguel quem salvou o Vitória de sofrer uma goleada em João pessoa. No final, 4×2 para o Botafogo e o leão caiu para a terceira posição do grupo.
O Botafogo-PB não escondeu a estratégia que adotou para a partida. Desde o minuto inical, o Belo manteve uma marcação a partir da linha de meio de campo, com saídas rápidas em contra-ataques. Foi assim que marcou os dois gols da etapa inicial, com Fernandes e Wanderson. O Vitória tentou criar jogadas pelo meio, mas sofreu com o congestionamento no setor defensivo adversário. Na melhor oportunidade rubro-negra, Kieza recebeu cruzamento dentro da área, mas chutou por cima da meta defendida por Michel Alves.
O gol de Cleiton Xavier aos quatro minutos deu aos torcedores rubro-negros a esperança de que o segundo tempo poderia ser diferente. A ilusão durou exatos seis minutos. Após uma bobeada monstruosa da defesa do Vitória, Marcinho apareceu livre na área e marcou o terceiro. Um minuto depois, nova falha da defesa e o quarto gol, dessa vez de Wanderson.
Pela Copa do Nordeste, as duas equipes voltam a campo no próximo fim de semana: o Botafogo-PB visita o Sergipe, enquanto o Vitória recebe o América-RN. Antes, na quarta-feira, o Belo encara o Treze, pelo Campeonato Paraibano; no mesmo dia, o Rubro-Negro baiano estreia na Copa do Brasil, contra o Luziânia.
Ao fim da rodada, todas as equipes do Grupo E ficam com três pontos ganhos. Pelo saldo de gols, o Botafogo-PB assume a liderança. O Vitória está na 3ª posição.
O técnico Argel Fucks surpreendeu a todos ao escalar o meia Dátolo logo de cara. Depois de se condicionar fisicamente, o argentino fez a sua estreia com a camisa rubro-negra, mas não deu tempo de mostrar muita coisa. Ele até apareceu, buscou as jogadas, mas acabou parando na forte marcação do Botafogo-PB.
Argel
Após o apito final, o técnico Argel Fucks admitiu que o adversário foi superior.
“Sem dúvida nenhuma. O adversário mereceu o resultado. Só jogamos nos dez primeiros minutos”, disse o treinador, em entrevista à Rádio Metrópole FM.
O comandante Rubro-negro espera que sua equipe possa corrigir os erros já no próximo duelo, contra o Luziânia-GO, quarta-feira (8), às 18h30 (horário da Bahia), fora de casa, pela Copa do Brasil.
“O adversário jogou melhor. Não conseguimos desenvolver nosso futebol. Não conseguimos jogar uma partida e o adversário mereceu pela ofensividade e velocidade. Nós corremos, lutamos, mas ainda está muito longe do que a gente quer. Bola para frente. É pensar no jogo de quarta-feira. Precisamos corrigir os erros, principalmente na parte defensiva e buscar o resultado positivo”, completou.
Juazeirense
A Juazeirense perdeu por 1 a 0 para o Sport neste domingo (5), no Estádio Adauto Moraes, em jogo válido pela segunda rodada da Copa do Nordeste. O time pernambucano marcou o gol do triunfo aos 49 minutos do segundo tempo pelo meio-campista Fábio. Com o resultado, o Cancão de Fogo segue na lanterna do Grupo C sem nenhum ponto conquistado. O próximo compromisso da Juazeirense é pelo Campeonato Baiano, contra o Flamengo de Guanambi, quarta-feira (8), no Estádio 2 de julho, às 20h30 (horário da Bahia). Pelo Nordestão, o time volta a campo diante do Sampaio Corrêa-MA, domingo (12), no Castelão, em São Luís (MA).
(Com informações do Globo Esporte e do Bahia Notícias)
FICHA TÉCNICA
Botafogo-PB x Vitória
Copa do Nordeste – 2ª rodada
Local: Almeidão, em João Pessoa (PB)
Data: 05/02/2017
Horário: 16h (horário da Bahia)
Árbitro: Antônio Dib Moraes (PI)
Assistentes: Francisco Nurisman Machado Gaspar (PI) e Rogério de Oliveira Braga (PI)
Cartões amarelos: Djavan, Amarildo, Marcinho e Michel Alves (Botafogo-PB); Paulinho
Gols: Fernandes, Wanderson (2x) e Marcinho (Botafogo-PB); Cleiton Xavier e Fred (Vitória)
Botafogo-PB: Michel Alves; Gustavo (Luiz Paulo), Plínio, Gustavo Henrique e Fernandes; Walber, Amarildo (Diogo Rangel), Djavan e Marcinho; Rafael Oliveira (Raphael Luz) e Wanderson.Técnico: Itamar Schulle.
Vitória: Fernando Miguel; Leandro Salino (Paulinho), Alan Costa, Fred e Euller; Willian Farias, Uillian Correia, Cleiton Xavier (André Lima) e Dátolo (Jhemerson) ; David e Kieza.. Técnico: Argel Fucks.