Os ônibus em Salvador serão recolhidos a partir das 22h30 da próxima sexta-feira (19), para cumprir o decreto estadual que determina toque de recolher na capital e outras 342 cidades baianas.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17) pelo prefeito Bruno Reis, que reafirmou que a fiscalização municipal irá atuar para evitar a circulação de pessoas entre as 22h e 5h – horário determinado pelo decreto –, mas que os ônibus circularão até as 22h30, para transportar os trabalhadores que encerram o expediente nesse horário.
“Ontem à noite [terça-feira] eu conversei com o secretário Fabrizzio Muller, e ele tem que oferecer o transporte para os trabalhadores que saem dos shoppings e os que saem dos bares e restaurantes. Estamos ao longo do dia discutindo isso, e a ideia é oferecer o transporte para que esses trabalhadores possam retornar às suas casas. E, a partir daí, suspender o transporte público”, disse o prefeito.
A determinação do toque de recolher será válida por sete dias, sempre das 22h às 5h. De acordo com o governador Rui Costa, a medida foi necessária por causa da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 na Bahia.
De acordo com o decreto, ficam excetuadas do toque de recolher hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência. A restrição não se aplica também aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.
O texto destaca ainda que, excepcionalmente, ficam autorizados, durante os horários de restrição, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.
Veja em quais municípios da Bahia o decreto do toque de recolher será válido — Foto: Arte G1
G1