Com um jogador a menos em campo por todo o segundo tempo, o Bahia fez uma partida de superação na Fonte Nova, e apesar de ter pressionado o Cruzeiro na etapa final, o Tricolor ficou mesmo no empate em 0 a 0 na noite deste sábado (20), na Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. A Raposa, classificada para as semifinais da Copa do Brasil, trouxe a Salvador uma equipe mista com jogadores da equipe sub-23.
Com o resultado, o Esquadrão tem 15 pontos na tabela, aguardando ainda os outros resultados da 11a rodada. A equipe volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo (28), quando visita a Chapecoense.
Em campo, Bahia e Cruzeiro variaram bastante suas estratégias na etapa inicial. Sempre marcando com todos os homens atrás da linhas da bola, quando tinham a posse, trocavam muitos passes e cadenciavam o jogo. Já os contra-ataques eram definidos rapidamente.
Se sobrou aplicação tática, faltou mais eficiência ofensiva aos dois lados. Os goleiros pouco foram exigidos e foram seguros nos raros chutes de longa distância. A melhor chance dos primeiros 45 minutos foi do time mineiro, logo aos 13, num lance de bola parada em que a bola sobrou livre para Éderson marcar quase na pequena área, mas ele carimbou a trave.
Aos 43, o atacante Arthur Caíke recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, o que mudou todo o panorama para a etapa final. Contudo, quando se esperava que o Cruzeiro fosse para cima, o que aconteceu foi contrário, com o Tricolor crescendo sua produção ofensiva e dominando as ações.
Em boa estreia, Lucca ameaçava partindo para cima dos defensores e empurrando o time mineiro para o campo de defesa, mas com o adversário recuado, as melhores oportunidades surgiram mesmo em lances de escanteio e chutes do fora. Aos 16, Juninho arriscou de longe e Rafael espalmou para fora. Aos 19, o zagueiro tentou novamente de cabeça, após córner batido por Artur, mas a bola foi para fora.
Seguro na defesa e evitando a maioria dos contra-ataques do Cruzeiro, o Bahia tentou o gol do triunfo até o fim, mas o placar terminou mesmo em 0 a 0.
FICHA TÉCNICA
Bahia 0 x 0 Grêmio
Campeonato Brasileiro – 11ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 20/07/2019 (sábado)
Horário: 17h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (FIFA-SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois comanda, com auxílio de Vinicius Furlan e Anderson José de Moraes Coelho (todos de SP).
Cartões amarelos: Arthur Caíke (duas vezes), Ezequiel (Bahia) / Cacá
Cartões vermelhos: Arthur Caíke (Bahia)
Bahia: Douglas; Ezequiel (Ronaldo), Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Flávio, Eric Ramires (Lucca) e Gregore; Arthur Caíke, Artur e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.
Cruzeiro: Rafael; Weverton, Fabrício Bruno, Cacá e Dodô; Éderson, Ariel Cabral, Jadson e Maurício (Rafael Santos); David e Sassá (Vinícius Popó). Técnico: Mano Menezes.