O Assaí Atacadista demonstrou resiliência e consistência no 3T24, com crescimento em vendas e aumento do fluxo de clientes. No período, as vendas brutas somaram R$ 20,2 bilhões (+9,3% vs 3T23), com 40 milhões de clientes mensais em suas lojas. O lucro bruto cresceu 10,7%, totalizando R$ 3 bilhões. A geração de caixa continua fortalecida, refletindo na redução da alavancagem para 3,52x (-0,13x vs 2T24). Esses resultados foram divulgados ao mercado na noite desta quinta-feira (7).
“No terceiro trimestre, alcançamos importantes conquistas”, destacou Belmiro Gomes, presidente do Assaí. “Revisamos algumas projeções e estabelecemos como meta a redução da alavancagem para cerca de 2,6x até o final de 2025”, acrescentou. “Além disso, o Assaí entrou, pela primeira vez, no ranking GPTW das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Com disciplina e foco em eficiência operacional, estamos cada vez mais preparados para o futuro”, disse Gomes.
Durante o 3T24, o Assaí inaugurou 4 novas lojas, elevando o total para 297 unidades, fortalecendo sua presença em importantes estados como São Paulo e Minas Gerais, em regiões estratégicas com alta densidade populacional e baixa concorrência de outros players de atacarejo. Destaque para a loja de Guarulhos (SP), localizada no bairro dos Pimentas, o mais populoso da cidade, e a primeira unidade em Juiz de Fora (MG), que conta com mais de 540 mil habitantes. A Companhia prevê superar 300 lojas em operação até o final do ano.
Resiliência e eficiência em ambiente competitivo
O desempenho do Assaí no período foi impulsionado por quatro fatores principais: a maturação contínua das 117 lojas abertas nos últimos três anos, o impacto da campanha de 50 anos do Assaí (a maior da história da Companhia, vigente até o final de novembro), estratégias comerciais eficazes e melhorias contínuas na experiência de compra, evidenciadas pela expansão de novos serviços em lojas. Até o 3T24, foram implantadas 184 unidades de serviços (açougues, padarias e empórios de frios) nas lojas do Assaí.
O EBITDA pré-IFRS16 alcançou R$ 1 bilhão, crescimento de +12,1% no trimestre, superando o crescimento das vendas. O lucro líquido pré-IFRS16 foi de R$ 198 milhões, com avanço de 10% em relação ao mesmo período de 2023. Na visão pós-IFRS16, o lucro líquido trimestral foi de R$ 156 milhões, com margem líquida de 0,8%.