Uma das mais tradicionais instituições da rede pública de ensino, o Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves, mais conhecido como Iceia, está com programação especial em comemoração aos 182 anos da unidade. Até a próxima sexta-feira (24), estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Teatro, Cenografia, Artes Visuais, Restauro e Fotografia visitam as instalações do Teatro Castro Alves. Com grupos divididos em dois turnos, os estudantes têm a oportunidade de conhecer espaços do TCA que não são abertos ao grande público.
A primeira visita técnica foi realizada nesta segunda-feira (20), pelos alunos do curso de Teatro e Cenografia. Segundo a diretora do Centro Estadual de Educação Profissional, Maribel Silva, a proposta é oferecer aos alunos a oportunidade de aprendizado fora da sala de aula. “A gente pensou em fazer uma programação dentro dos Eixos de Produção Cultural e Artes Visuais para que os estudantes já tivessem essa vivencia desde o início do curso. É uma forma de intensificar a formação nestes cursos que têm duração de um ano. Além disso, nada melhor do que conhecer os espaços em que poderão atuar futuramente”, explica.
Pela primeira vez nos bastidores do TCA, a estudante Evelin Oliveira considerou a experiência enriquecedora “é super importante poder vivenciar este momento, principalmente para nós estudantes de Teatro. É uma experiência que nos ajuda a esclarecer algumas dúvidas que, às vezes não podem ser sanadas na sala de aula. É uma iniciativa excelente”.
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceria com a Secretaria de Cultura, além do Instituto do Patrimônio, Artístico e Cultural/Instituto Geográfico e Histórico, o Teatro Castro Alves e a Fundação Pedro Calmon/Arquivo Público do Estado da Bahia e o Forte do Barbalho.
O CEEP
O Centro de Educação Profissional está instalado em uma área de 29 mil metros quadrados no bairro do Barbalho em Salvador, possui cinco pavilhões e 45 salas de aula. Atualmente, a unidade possui 1.560 alunos matriculados nos cursos de formação de nível médio técnico profissional. A unidade foi reinaugurada no mês de junho, após uma reforma, e desde então foi transformado em um centro de formação, eventos e convenções na área da educação.
A unidade continua ofertando cursos técnicos de nível médio voltados para a formação profissional de estudantes, além de novos cursos em parceria com instituições públicas para facilitar o acesso dos estudantes ao Ensino Superior.