A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizou mais uma capacitação, para a aquisição do selo de certificação Lojista Legal. Desta vez, os beneficiados pelo programa foram os lojistas e comerciantes do Shopping Barra, que participaram do encontro, na manhã desta quinta-feira (25), na associação de lojistas do próprio shopping.
O selo Lojista Legal é uma certificação para os lojistas soteropolitanos, conscientes dos seus direitos e deveres, que exige renovação anual. Ter o selo exposto no estabelecimento significa que o local é adequado para receber o consumidor, transmitindo credibilidade.
Por meio de palestras com temas voltados aos direitos e deveres dos consumidores e fornecedores, o programa educa e garante a excelência na prestação de produtos e serviços pelos lojistas. A iniciativa também visa facilitar a criação e manutenção das boas práticas nas relações de consumo.
O chefe do Setor de Educação e Divulgação da Codecon, Antônio Carlos, ressaltou que o selo dá ao cliente a possibilidade de estabelecer uma relação de confiabilidade com a loja ou fornecedor, mostrando que o local cumpre as leis estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Antes de entregar o selo, é feita a fiscalização e só depois de cumprir as determinações apresentadas, a loja estará apta a receber o adesivo. Com o selo de certificação, o consumidor pode ter a certeza de que o lojista está cumprindo as normas do código”, explicou o gestor.
Etapas – Para receber o selo, o lojista precisa passar por algumas etapas, como a capacitação e validação, além de preencher critérios que serão apresentados durante a certificação do estabelecimento. A primeira etapa é a inscrição, depois o lojista deverá implementar todos os critérios de certificação no próprio empreendimento e, por fim, receberá a visita dos agentes da Codecon, para validação e entrega do selo.
De acordo com Ana Miriam, supervisora de vendas de uma perfumaria e atuante na área há 23 anos, essa é uma forma de estimular os lojistas a adotarem medidas que elevem a qualidade do serviço e atendimento prestado, além de ser uma oportunidade para entender o papel de fiscalização e aplicabilidade da lei.
“A partir das apresentações de hoje eu pude conhecer um outro lado. Às vezes nós, lojistas, nos sentimos inseguros com a presença de um fiscal no estabelecimento, mas hoje consigo entender que ele está ali para auxiliar, no processo de melhoria do atendimento e prestação de serviço e também para orientar quanto aos nossos direitos. Estou muito otimista com a instalação do selo”, contou.
Balanço – Segundo a Codecon, desde 2019, quando o programa foi lançado, quase 800 estabelecimentos já foram selados na capital baiana. Além disso, só em 2022, mais de 350 lojistas já foram capacitados com palestras. A meta é selar quatro mil estabelecimentos até 2024.