Parte de um casarão antigo desabou na tarde desta terça-feira (23) no bairro do Comércio, em Salvador. O imóvel fica localizado na Rua da Bélgica, esquina com a Rua Miguel Calmon, ao lado do Mercado Modelo, um dos principais pontos turísticos da cidade. Não há informações sobre feridos.
As informações foram passadas ao G1 pelo Corpo de Bombeiros e pela assessoria de comunicação da Polícia Militar. Conforme os bombeiros, o desabamento foi na parte interna do imóvel. O que caiu foi o telhado de uma estrutura de alvenaria que fica no último andar do prédio. Ainda não há informações sobre as causas do desabamento, que ocorreu pouco antes das 14h30.
Equipes de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil de Salvador (Codesal) foram encaminhadas para o local. A assessoria de comunicação da Codesal confirmou que houve um desabamento e disse que um engenheiro do órgão foi para o local averiguar a situação.
Em nota, a PM informou que uma equipe da 16ª Companhia Independente (CIPM), isolou a área com a Guarda Municipal até a chegada da defesa civil.
Por causa do desabamento, uma faixa da rua foi interditada e o fluxo de veículos, à tarde, ficou congestionado no local. Conforme a Transalvador, uma faixa da Rua Portugal, que fica próxima do local, também foi interditada.
O imóvel, que é privado, fica dentro da poligonal de tombamento do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan), segundo a prefeitura de Salvador. Em nota, a administração municipal informou que o casarão será desapropriado para a construção do Museu da História de Salvador.
Outro acidente
Há pouco mais de um ano, duas pessoas ficaram feridas após parte da fachada do mesmo prédio desabar. O caso ocorreu no dia 13 de abril de 2016. A área do prédio foi interditada após o acidente. As vítimas foram um homem, atingido na cabeça, e uma mulher, ferida na perna. Ambos tiveram ferimentos leves.
Na época, a Codesal informou seriam colocados tapumes em volta do imóvel já que havia risco de outras partes da fachada do prédio se desprenderem e cair, por falta de manutenção.
G1